Publicado em: 11/03/2024 - Última modificação: 19/03/2024 - 11:48

Prefeitura mantém cronograma de manutenção regular de rios; ação ameniza impactos das chuvas

SERVIÇOS - Desde novembro, um planejamento específico foi elaborado para reduzir as ocorrências ocasionadas pelos fortes temporais

A Prefeitura de Itanhaém está empenhada em minimizar os impactos causados pelas chuvas, especialmente nesta época do ano. Para isso, as equipes da Secretaria de Serviços e Urbanização realizam regularmente a limpeza dos principais rios da cidade, bem como dos canais de drenagem, valas e galerias. Essa ação tem gerado impactos positivos na cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Com o aumento das chuvas, um planejamento específico foi elaborado para reduzir as ocorrências ocasionadas pelos fortes temporais. Desde novembro, os serviços de limpeza foram intensificados e continuam em andamento.

Dentre os rios que receberam limpeza estão o Rio Bicudo, no Belas Artes, o Rio Campininha e o Beira Volta, no Oásis. Além disso, no Gaivota, os canais de drenagem da Avenida Hum no Marambá, Rua da Glória, Luiz Carlos Durante, Roberto Apelian e Estrada do Rio Preto também foram alvo da operação. Destaca-se também a limpeza de braços do Rio do Poço, em diferentes regiões, com seus 14 km de extensão, é um dos maiores rios de Itanhaém e deságua no Rio Itanhaém.

Para realizar a limpeza, a equipe utiliza escavadeiras para a retirada de entulhos, lama e lixos. O objetivo é manter os pontos limpos e garantir o escoamento adequado das águas pluviais, amenizando os impactos das chuvas fortes, comuns nesse período de aumento da temperatura.

CONSCIENTIZAÇÃO: A Prefeitura faz um alerta à população para que se conscientize e não descarte lixo nas ruas. Materiais descartados inadequadamente podem levar mais de 100 anos para se decompor. Com as chuvas, esses detritos são arrastados para galerias pluviais, bocas de lobo, rios e valas, contribuindo para as enchentes no município.