Publicado em: 19/03/2024 - Última modificação: 22/03/2024 - 15:33

Capacitação com foco em turismo é oferecida a professores da Rede Municipal

TURISMO - A ação formativa foi desenvolvida para os professores do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promoveu nesta segunda e terça-feira (18 e 19) uma ação formativa para os professores do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com o tema Turismo. Durante a capacitação, ministrada pelos Pedagogos e Turismólogos Ludmila Cristian Gazzo e Ivan dos Santos, foram abordadas informações sobre os pontos turísticos, história e cultura da cidade.

Dividida em módulos, a iniciativa contou com palestra, que será seguida ainda por city-tour passando pelos principais pontos da cidade, e apresentação dos trabalhos realizados junto aos alunos sobre o Turismo como uma vertente na Educação.

A ação formativa faz parte de um conjunto de ações propostas pela Secretaria de Educação no Plano de Educação Patrimonial e Ambiental às escolas da rede e do Turismo Pedagógico, desenvolvido pela Secretaria de Turismo, e busca fomentar o conhecimento e a valorização do potencial turístico da cidade para professores e alunos.

“Essa capacitação é importante tanto para o professor, quanto para o aluno, tendo em vista a valorização dos nossos equipamentos turísticos, já que muitos professores vêm de outros municípios e não conhecem alguns locais. Essa interação é muito importante para ser repassada aos alunos”, disse Carlos Eduardo Sabiá, professor da Escola Municipal Rural José Teixeira Rosas.

Para Leonardo Cesar de Souza, da escola municipal Dalva Datti Ruivo, a capacitação ajudará muito em sala de aula. “Acredito que a abordagem do tema é de extrema importância, eu, por exemplo, vim do interior, então não conheço muito da cidade. É importante ter esse conhecimento sobre o turismo local, e para os que moram aqui e conhecem, é uma forma de se aprofundar no assunto, e manter a bagagem histórica da cidade viva.”