Publicado em: 20/03/2024 - Última modificação: 21/03/2024 - 14:10

2ª Marcha dos Orixás de Itanhaém celebrará o Dia Internacional das Matrizes Africanas

CELEBRAÇÃO - O evento que promove e enaltece as expressões culturais afro-brasileiras da cidade, acontece neste sábado (23), com saída da Rua Joaquim Meira no Centro, às 13 horas

A organização social Ação Entre Povos de Axé, com o apoio da Prefeitura de Itanhaém, realiza neste sábado (23) a 2ª Marcha dos Orixás. A iniciativa celebra o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé (Lei nº 14.519/23), promovendo e enaltecendo as expressões culturais afro-brasileiras da cidade.

O ponto de partida será na Rua Joaquim Meira, 183, no Centro, às 13 horas, percorrendo a Avenida Rui Barbosa, chegando à Praça Carlos Botelho, no Centro, às 18 horas.

A Marcha dos Orixás se destaca como um evento de união e respeito à diversidade religiosa. A caminhada pelas ruas da cidade simboliza a força e a vitalidade da cultura afro-brasileira, enquanto as apresentações e discursos promovem a reflexão e o diálogo sobre a importância da tolerância e da inclusão.

Fundada em 2022, a organização Ação Entre Povos de Axé tem como objetivo principal promover a cultura africana, com ênfase na tradição religiosa do Candomblé. A Marcha dos Orixás é uma das iniciativas da organização para fortalecer os laços entre as comunidades afrodescendentes e a sociedade em geral, além de conscientizar a população sobre a importância da preservação dessa rica herança cultural.