Publicado em: 20/03/2024 - Última modificação: 26/03/2024 - 10:09

Itanhaém certifica monitores mirins de turismo do projeto “Turismo na Escola”

CONHECIMENTO - A ação foi idealizada com o objetivo de sensibilizar e transmitir aos alunos a importância do Turismo para o desenvolvimento social da cidade e o papel da nova geração nesse segmento

Nesta quarta-feira (20), os alunos do 8º ano A da Escola Municipal Silvia Regina Schiavon Marasca receberam seus certificados de Monitores Mirins de Turismo, resultado do projeto piloto “Turismo na Escola”. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura de Itanhaém, por meio das Secretarias de Turismo e Educação, Cultura e Esportes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), proporcionou aos alunos uma imersão no universo do turismo local, capacitando-os para atuar como multiplicadores de conhecimento.

A formação contou com palestras, pesquisas, visitas técnicas e a gravação de seis vídeos sobre alguns dos principais pontos turísticos da cidade, que foi desenvolvido junto a Secretaria de Comunicação. A ação foi idealizada com o objetivo de sensibilizar e transmitir aos alunos a importância do Turismo para o desenvolvimento social da cidade e o papel da nova geração nesse segmento.

“A formação dos Monitores Mirins de Turismo servirá para prosseguirmos com o Programa Turismo Educacional na rede municipal de ensino, desenvolvendo competências e habilidades para que os estudantes adquiram conhecimento sobre os patrimônios históricos, culturais e ambientais de Itanhaém, e sejam capazes de compartilhar esses conhecimentos com os demais alunos”, destacou Ludmila Cristian Gazzo, mestre em educação e turismóloga.

Durante o projeto, os estudantes participaram de um quiz sobre os principais pontos turísticos, história, patrimônios culturais e naturais da cidade. Em seguida, realizaram pesquisas e visitas para reconhecimento dos locais escolhidos. O projeto foi concluído com a produção de seis vídeos que serão utilizados para divulgação do turismo em Itanhaém.

“Esse projeto já gerou e ainda vai gerar muitas coisas boas para todos. Divulgar o turismo dessa forma traz um reconhecimento maior para a cidade, movimenta os comércios, proporcionando mais oportunidades de emprego, além de contar um pouco mais sobre a história local”, disse Gabriel Albuquerque Alvarenga, de 14 anos

Para Ana Giulia, também de 14 anos, a participação no projeto foi enriquecedora: “É muito importante para nós conhecermos a fundo a história da nossa cidade, mas, além disso, poder repassar isso para outras pessoas, através dos nossos vídeos, foi uma experiência que irei levar comigo para sempre.”