Publicado em: 25/03/2024 - Última modificação: 09/04/2024 - 14:57

Alerta dengue: saiba o que fazer em caso de suspeita

SAÚDE - O munícipe que sentir os sintomas deve procurar a UPA ou uma USF. Na Unidade será feito o acompanhamento de acordo com os sinais e sintomas

Os casos de dengue aumentaram em todo o Brasil. E por conta disso, é importante o munícipe saber aonde ir e como proceder em caso de suspeita da doença. Primeiramente, o munícipe que sentir sintomas como febre acompanhada de duas ou mais manifestações clínicas, cefaléia, dor atrás dos olhos, dor do corpo e articulações e exantema (vermelhidão) deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou uma Unidade de Saúde da Família (USF).

O paciente passará pelo atendimento médico onde haverá a identificação do caso suspeito. Na UPA, se o paciente for identificado com casos leves a Unidade de Saúde da Família será notificada para fazer o acompanhamento.

Se o paciente for à USF e a Unidade não identificar sinais de alerta, o médico vai acompanhar esse paciente e solicitar coleta de sorologia a partir do sexto dia do início dos sintomas.

Os pacientes que estiverem na USF e forem identificados com sintomas mais graves são direcionados ao pronto atendimento. Na UPA, esse paciente irá permanecer em observação.

CUIDADOS – Com as altas nos casos a Prefeitura tem adotado medidas para prevenção à dengue, mas, além disso, também é necessário que o munícipe tome alguns cuidados para evitar a propagação do mosquito, como eliminar os focos de água parada, limpar frequentemente os imóveis e caixas d’água, além de usar repelentes adequados em áreas expostas do corpo.