Publicado em: 03/04/2024 - Última modificação: 04/04/2024 - 17:28

Nebulização contra a dengue segue na região do Cabuçu nesta sexta-feira (5)

COMBATE À DENGUE - A atividade será realizada de quarta a sexta, com um mutirão para retirada de recipientes que possam oferecer risco de criadouro para o mosquito, seguida da nebulização veicular

A Prefeitura de Itanhaém segue empenhada no combate ao mosquito Aedes Aegypti e neste mês de abril, os Agentes de Endemias realizarão mutirões e nebulização em diversos bairros da cidade.  O primeiro local a receber essas atividades foi a Avenida Cabuçu, no bairro Nossa Senhora do Sion, na última quarta-feira (3).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A atividade será realizada em algumas etapas. Inicialmente, haverá um mutirão, com o objetivo de retirar qualquer tipo de recipiente que possa virar criadouro da dengue.

Os agentes de Endemias visitarão as residências com luvas e sacos de lixo para retirar todos os recipientes, que serão recolhidos ao final da tarde pela equipe da Administração Regional do bairro.

Após este recolhimento, será dado início à nebulização. Às 17 horas, o carro de aplicação percorrerá toda a extensão da Avenida Cabuçu e suas travessas, e pelo lado direito da Rua Cotinha Magalhães.

Antes de se iniciar a aplicação do inseticida, os agentes passarão pelas residências orientando os moradores. Também serão distribuídos informativos com telefones da UPA e SAMU, em caso de sinais de intoxicação em algum residente.

Além dos agentes, um carro de som, que ficará de duas a três quadras de distância do veículo de aplicação, informará sobre a nebulização. Essa aplicação ocorrerá por três dias consecutivos, de quarta a sexta-feira.

Os agentes recomendam que os moradores tomem algumas providencias durante a aplicação, como se manter dentro de casa com portas e janelas abertas, retirar ou manter levantadas as roupas de cama e toalhas de mesa, proteger as vasilhas dos animais, utensílios domésticos e alimentos, guardando-os em lugares cobertos, retirar as roupas penduradas no varal, mesmo que estejam molhadas e guarda-las em um lugar fechado, e proteger os pets, deixando-os de preferência dentro de casa e cobrindo as gaiolas com passarinhos.

Nas próximas semanas, a nebulização será realizada nos bairros do Suarão (lado praia), Jardim Oásis, Centro e Gaivota.

O inseticida pulverizado eliminará apenas os mosquitos que estiverem nas casas durante a aplicação, por isso é importante retirar todos os recipientes que possam acumular água, para evitar a criação de novos mosquitos.