Publicado em: 18/04/2024 - Última modificação: 22/04/2024 - 07:55

Com diversas atrações, Itanhaém recebe “Circuito Sesc de Artes” neste domingo (21)

CULTURA - A iniciativa acontece na Praça Narciso de Andrade no Centro, das 15 horas às 19 horas

Itanhaém recebe, neste domingo (21), o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura de Itanhaém. Evento acontece na Praça Narciso de Andrade no Centro, das 15 às 19 horas, e contará com trabalhos artísticos entre espetáculos, intervenções, mediações de leitura, oficinas e vivências. Gratuita, a entrada é livre e aberta a todos os públicos. O evento faz parte da programação de Aniversário da Cidade.

A programação é o resultado de uma curadoria coletiva formada pelas equipes das 22 unidades do Sesc, responsáveis pela produção e organização do circuito, e tem como premissa a diversidade, pluralidade e representatividade. A cultura popular também está muito presente, além de uma valorização da produção local.

A edição de 2024 do Circuito Sesc de Artes passará por 122 municípios paulistas, com um projeto que tem como objetivo a pluralidade e a promoção das atividades artísticas em todo o estado de São Paulo. Ao mobilizar trabalhos de diversas áreas e envolver centenas de profissionais, o projeto busca movimentar a cultura e economia criativa local.

Confira a programação completa abaixo:

MÚSICA – Com a orientação do grupo Rádio Sucata, que trabalha conceitos musicais, criativos e de sustentabilidade, os participantes da oficina Confecção de instrumentos musicais com recicláveis aprendem a fazer surpreendentes instrumentos musicais. Quem quiser, depois, pode reproduzir a atividade em casa, já que o material utilizado na prática é composto por objetos recicláveis de uso comum no dia a dia, como latas de biscoito e garrafas de refrigerante.

Entre uma atração e outra do Circuito, quem comanda as pickups é o DJ Paulão, o Paulo Sakae Tahira, que há mais de trinta anos tem um trabalho reconhecido por ajudar na difusão da cultura afro-brasileira. Além de turnês no exterior, já se apresentou ao lado de artistas como Jorge Ben Jor, Elza Soares, Seu Jorge e Alceu Valença. O também radialista e curador, Paulão lançou uma compilação de samba rock e soul brasileiro por uma gravadora holandesa e realizou pesquisas discográficas para filmes e exposições.

DANÇA – Em cena, Adnã Ionara mostra uma coreografia baseada em simbologias afrodiaspóricas ligadas ao tempo e à memória. Além de Adnã, o palco é ocupado por músicos que interpretam, ao vivo, a trilha sonora. No solo, Cacunda dá nome a uma dança que mobiliza o tempo e suas curvas, questionando e celebrando o peso que carrega a existência. O espetáculo rendeu a Adnã Ionara – professora, intérprete, diretora de movimento e pesquisadora formada pela Unicamp – uma indicação ao prêmio APCA de Dança em 2023.

CIRCO – Na condução do espetáculo da Cia. Tempo, um divertido mestre de cerimônias apresenta seu número de palhaço bailarina e chama outros artistas ao picadeiro para mostrar exibições virtuosas de acrobacia, equilíbrio, malabarismo, mágica e dança. Cabaré Cyrklos acontece em formato de show de variedades, a encenação segue uma linha contemporânea para mostrar atrações tradicionais do circo.

LITERATURA – Para incentivar o público à leitura, nada melhor do que a ajuda de gente que lê e que gosta dos livros. Essa é a proposta do coletivo FestErê, formado por entusiastas das histórias e palavras, que apresenta à garotada narrativas com paisagens de muitos lugares, todas as curiosidades e crianças de múltiplas cores.

Palavras-chave: , , ,