Publicado em: 18/04/2024 - Última modificação: 27/04/2024 - 21:03

Prefeitura segue com ações de combate a Dengue em diversos bairros da Cidade

COMBATE À DENGUE - Além de nebulização costal no Umuarama e bloqueios no Jardim Oásis, Umuarama, Centro e Belas Artes, a semana é de aplicação de larvicidas e inseticidas em reciclagens no Gaivota e Tupy, além de nebulização veicular no Jardim Oásis, caso não chova

Os trabalhos para combater a dengue seguem em Itanhaém. Nesta semana os Agentes de Endemias realizaram novas ações de bloqueios de criadouros, nebulização costal e aplicações de inseticida em reciclagens pelos bairros da Cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Os moradores dos bairros do Umuarama e Jardim Oásis receberam na quarta-feira (17) as visitas dos agentes de endemias para dar sequencia nas ações de bloqueios contra criadouros.

Devidamente identificados, com crachás e uniformes, os agentes entraram nas casas para realização dos bloqueios, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti na região.

Nesta quinta-feira (18), será a vez dos residentes do Centro e do Belas Artes receberem os agentes para aplicação dos larvicidas e, caso não chova, após às 17 horas, o Jardim Oásis vai receber a nebulização veicular.

O setor de combate a endemias também está trabalhando nas reciclagens. Nesta quinta-feira (18) será feita aplicações de larvicida e inseticida em reciclagens nos bairros do Gaivota e Tupy.

Além dessas atividades, também foi realizada quarta-feira (17), no Jardim Umuarama a nebulização costal, que consiste na aplicação de inseticida dentro das casas no intuito de eliminar o mosquito Aedes aegypti.

CENTRO DE ATENDIMENTO – Está aberto desde segunda-feira (15), o Centro de Atendimento para Dengue, localizado na Rua Edmundo Gomes Estriga, 70, no Jardim Sabaúna, inaugurado para atender exclusivamente pacientes com sintomas da doença, a partir de 12 anos. O Centro funciona todos os dias, das 8 às 17 horas, inclusive nos feriados, oferecendo um atendimento mais ágil à população.

SINTOMAS – Além de transmissor da Dengue, o mosquito Aedes aegypti também transmite a Chikungunya e o Zika vírus, por isso é importante o munícipe estar alerta para as diferenças de sintomas entre a Dengue, Zika e Chikungunya.

Os sintomas da Dengue e Chikungunya são semelhantes, ambas apresentam sintomas como febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição, mas a Chikungunya, se destaca por dores nas articulações, diferentemente da dengue, que causa dores musculares.

Já a Zika conta com sintomas mais leves, como febre mais baixa, olhos avermelhados e coceira características e normalmente os sintomas não duram mais do que sete dias.

Palavras-chave: , , ,