Publicado em: 24/04/2024 - Última modificação: 04/05/2024 - 07:07

Canil da Guarda Civil Municipal realiza projeto na APAE

SOCIAL - O projeto está sendo realizado junto com a APAE, com o intuito de complementar o tratamento das crianças por meio da cinoterapia

O Canil Guarda Civil Municipal (GCM) de Itanhaém realizou, na última terça-feira (23), uma visita na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), com a cadelinha Honda. A visita faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido pela GCM, onde toda semana um cachorro do Canil será levado na instituição para interagir com as crianças, com o intuito de complementar o tratamento por meio da cinoterapia (atuação terapêutica com auxílio de cães).

Confira as fotos

Para a educadora Claudia Roberta Alves, o projeto é importante para a socialização e desenvolvimento sensorial das crianças com deficiência intelectual. “O projeto se iniciou na semana passada e desde o início as crianças se deram muito bem com o animal. É um projeto que traz muitos benefícios na parte sensorial e de socialização delas, além de diminuir o estresse e trazer tranquilidade”, afirmou a educadora.

O animal em questão é a cachorrinha Honda, da raça Border Collie, que compõe o Canil da GCM. Honda é uma cadela dócil e treinada para interação com o público, já tendo participado de caminhadas, apresentações em escolas e eventos.

Cláudia Adoglio, Coordenadora da APAE, se mostrou animada com a iniciativa. “É um projeto de extrema importância, existem estudos que mostram o quanto as crianças evoluem com essas interações. Espero que o projeto continue e se desenvolva mais futuramente”.

APAE – A APAE é uma associação que tem por objetivo acompanhar e auxiliar pessoas com deficiência em todos os âmbitos da vida. Atua com o objetivo de promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. A APAE de Itanhaém está localizada na Rua Ana Maria Martins Rivera, 10, no Jardim Corumbá e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Palavras-chave: , , , , ,