Publicado em: 26/04/2024 - Última modificação: 04/05/2024 - 07:09

Projeto promove integração entre biblioteca municipal e escolas

CULTURA E EDUCAÇÃO - A partir de abril de 2024, a EM Noêmia Salles Padovan torna-se a primeira unidade a dispor ao público o próprio catálogo do acervo bibliográfico

Com o intuito de fortalecer o vínculo entre biblioteca e escola e priorizar a educação, por meio do acesso à leitura, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim idealizou o projeto de informatização das bibliotecas escolares. A proposta de Integração das bibliotecas escolares visa automatizar os espaços ao mesmo tempo em que se oferta projetos de leitura, acesso a acervos e práticas culturais que possam impulsionar a aprendizagem, o manejo informacional e a construção do pensamento crítico em alunos das escolas públicas.

O trabalho envolve a organização e informatização do acervo, bem como a orientação e o suporte aos responsáveis pelo funcionamento da biblioteca nas rotinas de empréstimo, renovação e reserva da coleção. A primeira escola municipal a aderir a proposta foi a EM Noêmia Salles Padovan, que já tem acesso ao catálogo on-line por meio do site da Prefeitura.

A proposta da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes é integrar todas as bibliotecas escolares, por meio do sistema de informação “Biblivre”, um software livre, sem custos de licença de uso e taxas de manutenção. Os alunos poderão acessar de qualquer dispositivo o catálogo virtual e consultar todos os livros disponíveis em sua unidade escolar.

A comunidade escolar conta ainda com o acesso ao BibliOn, uma plataforma on-line que oferece mais de 17 mil livros e audiolivros gratuitos para leitores de São Paulo, podendo ser acessada tanto via web quanto pelo seu aplicativo (disponível para Android e IOS).

Além da informatização, a proposta envolve também práticas culturais em projetos de leitura, como por exemplo, a Contação de histórias, realizada no espaço escolar no dia 24 de abril, com ‘As histórias de Dona Benta’.  Momentos lúdicos e a disponibilização diversificada de recursos possibilita que os alunos sejam protagonistas no seu processo de aquisição do conhecimento.

Palavras-chave: , , , ,