Publicado em: 08/05/2024 - Última modificação: 08/05/2024 - 15:48

Comissão de Educação Antirracista se reúne para desenvolver estratégias

EDUCAÇÃO E CULTURA - A iniciativa visa construir um ambiente escolar mais justo, diverso e inclusivo para todos os alunos

Com o objetivo de promover práticas educacionais antirracistas e fortalecer a luta contra o racismo estrutural, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém realizou, no último mês de abril, um encontro com a Comissão de Educação Antirracista. A reunião aconteceu nas dependências do Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE).

A Comissão de Educação Antirracista tem como missão articular com professores, educadores e profissionais da rede municipal de ensino o desenvolvimento de estratégias eficazes para enfrentar o racismo estrutural enraizado no sistema educacional, combater o preconceito e a discriminação racial nas unidades escolares, valorizar a identidade negra e promover o protagonismo afro-brasileiro. Trata-se de um compromisso com a diversidade e a inclusão.

Segundo o professor Henrique Pessoa, membro da Comissão, “a Comissão Antirracista surge da nossa força e responsabilidade enquanto educadores no processo de preparação de alunos críticos e conscientes na luta contra o racismo em todas as suas formas. Nosso objetivo é desafiar as desigualdades enraizadas, reconhecer e combater questões sistêmicas de preconceito, racismo e exploração em relação à comunidade preta, que é a maioria da população brasileira e no nosso município, ao longo da História”.

Abordar e trabalhar as temáticas étnico-raciais de forma consistente na rede municipal de ensino, através de ações que valorizem a contribuição dos povos africanos e afro-brasileiros é de extrema importância na formação do país. Só assim, é possível construir um ambiente escolar mais inclusivo e consciente.