Publicado em: 20/05/2024 - Última modificação: 29/05/2024 - 16:39

Confira as sessões de cinema do Pontos MIS para maio

CULTURA - As sessões são gratuitas e acontecem na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bonfim e no Gabinete de Leitura José Rosendo

Itanhaém recebe, a partir desta terça-feira (21), quatro sessões de cinema do programa Pontos MIS. Com apoio da Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, as sessões são gratuitas e acontecem na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bonfim (Rua Cunha Moreira 71 – Centro) e no Gabinete de Leitura José Rosendo (Praça Carlos Botelho, 149 – Centro).

Na terça-feira (21), a partir das 15 horas, a Biblioteca Municipal recebe o filme “Perdidos em Paris” (2016), dirigido por Dominique Abel e Fiona Gordon. Esta comédia conta a história de Fiona, bibliotecária de uma pequena cidade canadense, que recebe uma aflita e angustiada carta de sua tia Marta, uma senhora de 93 anos, que vive sozinha em Paris. Sem pestanejar, Fiona embarca no primeiro avião rumo à capital francesa apenas para descobrir que Martha desapareceu. Em uma verdadeira avalanche de desastres inexplicáveis, Fiona conhece Dom, um sem-teto egoísta e sedutor, que não vai deixá-la seguir sozinha em sua busca.

Já na quarta-feira (22), a partir 19 horas, o clássico suspense de Alfred Hitchcock, “Chantagem e Confissão” (1929), será exibido no Gabinete de Leitura José Rosendo. Nele, um detetive encobre um possível assassinato cometido por sua namorada, porém, um misterioso homem começa a chantageá-los.

No dia 28 de maio, a partir das 15 horas, a Biblioteca Municipal recebe o “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” (2024), longa-metragem nacional de animação, dirigido por Marcelo Fabri Marão. Nele, uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessiva-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica participam de uma insólita jornada até as profundezas do oceano.

Já no dia 29 de maio, a partir das 19 horas, o documentário nacional “O Universo Graciliano” (2013), de Sylvio Back, será exibido no Gabinete de Leitura José Rosendo. Primeiro filme sobre a vida, obra e morte do grande escritor alagoano Graciliano Ramos. O documentário faz um panorama da vida e da obra do autor, responsável por grandes títulos da literatura brasileira, como “São Bernardo”, “Vidas Secas”, “Angústia”, “Infância” e “Memórias do Cárcere”. O filme combina diversos materiais de arquivo com entrevistas de pessoas próximas ao escritor.

PONTOS MIS — É um programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Em operação há mais de uma década, colabora com municípios do estado promovendo programações culturais atualmente em 120 cidades. Uma das principais iniciativas é o uso de equipamentos culturais públicos para oferecer sessões de cinema gratuitas, permitindo o fácil acesso e a circulação descentralizada de diferentes obras cinematográficas. Além das sessões de cinema, o programa oferece oficinas audiovisuais, palestras, exposições fotográficas e formação em gestão cultural.

Palavras-chave: , , , , ,