Publicado em: 10/06/2024 - Última modificação: 10/06/2024 - 17:00

Confira as sessões de cinema do Pontos MIS para junho

CULTURA - – As sessões são gratuitas e acontecem no Gabinete de Leitura José Rosendo, a partir das 19 horas

Itanhaém recebe, a partir desta terça-feira (11), quatro sessões de cinema do programa Pontos MIS. Com apoio da Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, todas as sessões são gratuitas e acontecem no Gabinete de Leitura José Rosendo (Praça Carlos Botelho, 149 – Centro), a partir das 19 horas.

Na terça-feira (11) o Gabinete de Leitura recebe o clássico “Frankenstein” (1941), dirigido por James Whale. No filme, o cientista Henry Frankenstein é movido pela ideia de criar vida através de seus experimentos com corpos humanos. Assim, a famosa criatura, o monstro de Frankenstein, ganha vida com o impulso energético de uma tempestade.

Já na quinta-feira (13), será exibido o filme “Nossa Senhora do Nilo” (2019), dirigido por Atiq Rahimi. Nossa Senhora do Nilo é um conceituado colégio interno católico situado no alto de uma colina, onde garotas são preparadas para pertencer à elite ruandense. Com a proximidade da formatura, essas meninas, sejam elas hutu ou tutsi, compartilham o mesmo dormitório e dividem sonhos e preocupações. Mas em todo o país, assim como dentro da escola, antagonismos profundos ecoam, mudando a vida dessas jovens e de toda a nação para sempre.

No dia 19 de junho, a exibição será do longa-metragem “A Ilha de Bergman” (2021), dirigido por Mia Hansen-Løve. Nele, um casal de cineastas, Chris (Vicky Krieps, de “Trama Fantasma”) e Tony (Tim Roth), viajam à ilha, onde o marido participará de alguns eventos, enquanto a esposa tenta superar uma crise criativa e escrever um novo roteiro.

Já no dia 26 de junho, o longa “O Cortiço” (1978), de Francisco Ramalho Jr., será exibido. Baseado no clássico romance de Aluísio de Azevedo, o filme apresenta as mazelas e a vida miserável dos moradores do português João Romão, dono de um cortiço em Botafogo, de seus inquilinos e a vida do português Miranda, o proprietário do sobrado ao lado do cortiço. Em meio à interação entre os hábitos lusos e brasileiros, o cotidiano dessas pessoas entrelaça-se diariamente por meio das festas, das fofocas e das brigas, configurando um panorama difuso e complexo das ambições da sociedade carioca nos últimos anos da monarquia no Brasil.

PONTOS MIS — É um programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Em operação há mais de uma década, colabora com municípios do estado promovendo programações culturais atualmente em 120 cidades. Uma das principais iniciativas é o uso de equipamentos culturais públicos para oferecer sessões de cinema gratuitas, permitindo o fácil acesso e a circulação descentralizada de diferentes obras cinematográficas. Além das sessões de cinema, o programa oferece oficinas audiovisuais, palestras, exposições fotográficas e formação em gestão cultural.

Palavras-chave: , , , ,