Publicado em: 11/06/2024 - Última modificação: 11/06/2024 - 16:10

Prefeitura realiza triagem odontológica em alunos da Rede Municipal

SAÚDE BUCAL - A triagem odontológica ocorre em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino em alunos do 1º ao 9º ano

Pensando na importância do cuidado com a higiene bucal dos estudantes, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando uma avaliação odontológica em todos os alunos do 1º ao 9º ano das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Na última quinta-feira (6), a triagem odontológica foi realizada em todas as salas do 6º ao 9º ano da EM Celia Marina Dal Pozzo Borges, em avaliação realizada pelo Dr. Gabriel Almada.

Primeiramente foi realizada um exame rápido da condição bucal dos alunos e as as informações foram registradas em uma ficha de avaliação para que os dentistas possam classificar as condições bucais dos estudantes.

Em seguida, os dentistas vão entrar em contato com os pais dos alunos que apresentaram maiores problemas bucais para que os jovens recebam tratamento nas Unidades de Saúde da Família.

O diretor da Saúde Bucal, Dr. Manoel Antunes, destacou a importância desses cuidados com a higiene bucal ainda na infância. “Isso é muito importante para diminuir o número de cáries na primeira infância, pois se gasta muito menos prevenindo do que fazendo a parte curativa. É fundamental ensinar e incentivar as crianças a terem esses cuidados”.

DISTRIBUIÇÃO DE KITS – Após as triagens, os dentistas da rede retornarão às escolas para realizar a escovação supervisionada. Durante esta atividade, eles abordarão a importância do cuidado com a higiene bucal, distribuindo kits de higiene bucal para os alunos e demonstrando a forma correta de utilizá-los.

Palavras-chave: , , ,