Publicado em: 14/06/2024 - Última modificação: 14/06/2024 - 16:12

Itanhaém recebe curso de capacitação para pescadores artesanais

MEIO AMBIENTE - O curso faz parte de um programa extenso de capacitação promovido pela Petrobrás

Itanhaém recebeu, nesta quinta-feira (13), na sede da Secretaria de Turismo, o terceiro curso do programa de capacitação para pescadores artesanais e familiares do Litoral Paulista “O Mar tá pra Peixe”. Intitulado “Negócio Sustentável na Pesca Artesanal”, o curso contou com a organização da Fundação Instituto de Administração (FIA), com apoio da Prefeitura de Itanhaém.

A capacitação teve como objetivo apresentar conceitos e práticas de sustentabilidade e economia circular, destacando suas contribuições para pequenos negócios na pesca artesanal. O curso abordou questões de empreendedorismo e pensamento a longo prazo. Com carga horária de oito horas, a capacitação incluiu atividades interativas, e trocas de experiencias entre professores e pescadores.

Para Eliana Diniz, pescadora artesanal da região, o curso foi importante para complementar os conhecimentos já existentes aos pescadores. “Este curso veio para aprimorar o que o pescador já sabe, com informações científicas e base em dados. Ele vem com um conhecimento estratégico, trabalhando as normas, legislações e conceitos da pesca”, explicou.

O programa de capacitação é uma realização da Petrobras, como exigência da Fundação Florestal no licenciamento ambiental federal do empreendimento de produção e escoamento de petróleo e gás natural do polo Pré-Sal da Bacia de Santos – Etapa 3, conduzido pelo Ibama. Com início no ano passado, a expectativa é que sejam realizados oito cursos de capacitação no intervalo de cinco anos.

“O projeto tem como propósito, por meio da realização de cursos, trazer melhores condições de vida para os pescadores, apoiando a geração de renda e estimulando a continuidade das atividades pesqueiras artesanais, valorizando assim a cultura caiçara tradicional”, explicou Thiago Dias Rodrigues, Engenheiro da Petrobrás.

A execução do curso é realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), uma instituição privada e sem fins lucrativos, instituída em 1980 por professores do Departamento de Administração da FEA/USP, que se dedica à geração de conhecimento aplicado e de conceitos para a excelência.