Publicado em: 18/06/2024 - Última modificação: 18/06/2024 - 16:14

Conselho Municipal de Saúde realiza plenária na Câmara Municipal nesta quinta-feira (20)

SAÚDE - O tema central da Conferência deste ano, que será debatido na plenária, é “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”

O Conselho Municipal de Saúde realizará nesta quinta-feira (20) uma plenária para discutir os eixos da Conferência Municipal de Saúde. O encontro acontecerá às 9 horas na Câmara Municipal de Itanhaém, localizada na Rua João Mariano Ferreira, 229, Vila São Paulo.

As inscrições para participar da plenária são abertas ao público e poderão ser realizadas no local e data do evento, com um número mínimo de 20 participantes.

Todos os munícipes têm o direito de participar das discussões, propor ideias e se candidatar para delegado titular e suplente para representar o município na etapa regional da Conferência. A eleição dos delegados será realizada por voto aberto e por maioria simples.

A plenária será composta por um grupo de trabalho/Plenária Final, a Comissão Organizadora e uma Mesa Diretora.

O tema central da Conferência deste ano, que será debatido na plenária, é “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer” e terá os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;

Eixo 2: Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;

Eixo 3: Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Conselho de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão criado pela Lei Municipal Nº 2.195, de 14 de novembro de 1955, e reorganizado pela Lei Municipal Nº 3.660, de 16 de setembro de 2010. Ele atua na formulação e proposição de estratégias e no controle da execução de políticas de saúde, incluindo aspectos econômicos e financeiros.