Publicado em: 25/06/2024 - Última modificação: 25/06/2024 - 14:34

Itanhaém oferece consulta gratuita para gatos com suspeita de Esporotricose

BEM-ESTAR ANIMAL - Além da consulta para animais com suspeita, Itanhaém também oferece medicamento gratuito para felinos com Esporotricose confirmada

A Prefeitura de Itanhaém, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, está oferecendo consulta gratuita para gatos com suspeita de Esporotricose. A ação, que começou no início deste mês, atende cinco felinos toda sexta-feira, em uma clínica terceirizada no Jardim Coronel.

O tutor que quiser passar seu animal em consulta deve preencher uma ficha para ficar na fila de espera. O cadastramento acontece no Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, localizado na Avenida Washington Luiz, 75, Centro – Bloco 3 – Sala 42, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, sendo necessário levar documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de residência.

É importante lembrar que a consulta é oferecida apenas para felinos com suspeita de Esporotricose, não substituindo a consulta de rotina. Em caso de suspeita em seres humanos, procurar o Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI).

Além da consulta, Itanhaém também realiza, desde abril, a distribuição gratuita do medicamento Itraconazol para gatos com Esporotricose confirmada, bastando o tutor comparecer no Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, nos dias e horários de funcionamento indicados acima. Confira mais neste link.

Para dúvidas ou mais informações, os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal pelo telefone (13) 3421-1608, ou ainda pelo e-mail [email protected].

Sobre a Esporotricose:

– A Esporotricose é uma zoonose causada por fungo, comumente encontrado no solo associado a restos vegetais. Afeta tanto seres humanos quanto animais, especialmente gatos.

– Os felinos contraem a doença ao enterrar fezes em ambientes contaminados ou ao afiar suas unhas em madeiras infectadas pelo fungo. A transmissão também pode ocorrer por meio de mordeduras e arranhaduras de outros animais doentes.

– Seres humanos podem se infectar ao manusear gatos doentes ou ao entrar em contato com terra, palha, madeira e espinhos contaminados.

Sintomas:

Em felinos – Aparecimento de feridas cutâneas, principalmente no focinho, cabeça e membros;

Lesões começam como pequenos nódulos indolores e evoluem rapidamente para feridas ulceradas, acompanhadas de secreções.

Em seres humanos – Lesões iniciam-se como pequenos nódulos vermelhos que podem se transformar em feridas;

Existem diferentes formas clínicas da doença, desde a cutânea até a disseminada, afetando diferentes partes do corpo.

Prevenção em caso de suspeita:

– Use luvas no manejo de animais doentes e na manipulação da terra;

– Após o manuseio, lavar as mãos e braços com água e sabão e completar com a utilização de álcool 70%

– Faça a higienização adequada do ambiente e objetos suspeitos de contaminação, utilizando água sanitária;

– Mantenha animais domésticos em ambientes controlados;

– Lembrar que o abandono de animais é crime.

Palavras-chave: , , ,