Publicado em: 04/07/2024 - Última modificação: 04/07/2024 - 11:28

Consultório móvel realiza testes rápidos durante 4ª Semana da Diversidade

ORIENTAÇÕES - A realização da iniciativa é fruto de uma parceria entre a ONG Barong e a Secretaria de Saúde, por meio do CINI e o Programa de IST/Aids e Hepatites Virais de Itanhaém

Itanhaém irá receber a ONG Barong nos dias 5 e 7 de julho, durante a 4ª Semana da Diversidade. Um consultório móvel estará na Cidade para conscientizar a população sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e haverá uma ação de testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatite B e C.

Na sexta-feira (5), o consultório estará na Praça Vereador Ernesto Zwarg (Ladeira), no Centro, a partir das 18 horas, onde acontecerá o “Bloco da Diversidade + orgulho”.

Já no domingo (7), os testes rápidos vão acontecer na Concentração da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Itanhaém, na Praia do Sonho, a partir das 12h30.

A realização da iniciativa é fruto de uma parceria entre a ONG Barong e a Secretaria de Saúde, por meio do CINI e o Programa de IST/Aids e Hepatites Virais de Itanhaém. O objetivo é ampliar o diagnóstico precoce do HIV, da sífilis e das hepatites b e C na região.

A ONG – Essa é a terceira ação da ONG no Município, sendo as anteriores em 2020 e 2023. Criada em 1996, a ONG Barong percorre caminhos com objetivo de promover a educação e a saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral. A equipe, formada por agentes de saúde, psicólogas, sexólogas, médica sanitarista, enfermeira, assistentes sociais e arte-educadores, acredita que o acesso à informação sobre saúde é um direito de todos.

Palavras-chave: , ,