Publicado em: 04/07/2024 - Última modificação: 04/07/2024 - 15:08

Convento é contemplado com programa do Instituto Neoenergia

PARCERIA - Além da instalação de uma nova iluminação ecoeficiente no equipamento, serão conduzidas ações de engajamento com a comunidade local.

O Instituto Neoenergia divulgou, nesta quarta-feira (4), que o Convento Nossa Senhora da Conceição será a próxima edificação histórica contemplada pelo Programa de Iluminação Cultural. Por meio de iniciativas de conservação e recuperação, educação patrimonial e intervenções artísticas, a iniciativa estimula a salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Além da instalação de uma nova iluminação ecoeficiente no equipamento cultural, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), serão conduzidas ações de engajamento com a comunidade local. A partir de agosto, professores e arte-educadores promoverão atividades de educação patrimonial em escolas públicas da cidade.

A iniciativa é do programa do Instituto Neoenergia de valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro é uma parceria da Prefeitura de Itanhaém e da Diocese de Santos. “A iniciativa valoriza o legado histórico dos municípios e conecta a sociedade à sua identidade, estimulando o semear e compartilhar da memória local. É essencial para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto.

Com conclusão prevista para novembro de 2024, a nova edição do Programa de Iluminação Cultural irá inaugurar o projeto luminotécnico durante uma grande intervenção cultural gratuita e aberta ao público. O evento será protagonizado por artistas da região e exaltará a salvaguarda das tradições culturais locais.

SALVAGUARDA – O principal objetivo do Programa de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia é apoiar a salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro, conservando e recuperando edificações emblemáticas do país. Assim como valorizar os seus legados históricos, estimulando o desenvolvimento econômico e o turismo sustentável nos municípios contemplados.

Desde 2015, a iniciativa já promoveu, em alinhamento aos ODS da ONU, a salvaguarda de seis monumentos históricos do interior do país.

As atividades de salvaguarda do Programa de Iluminação Cultural também impulsionam a inclusão social, geração de trabalho e renda e criação de novas oportunidades para os moradores dos municípios em que ele atua, por meio de três eixos: Projeto luminotécnico, ação de educação patrimonial e intervenção cultural.

*Com informações do Instituto Neoenergia

Palavras-chave: ,