Publicado em: 14/10/2024 - Última modificação: 14/10/2024 - 15:52

Itanhaém implementa serviço de pronto atendimento odontológico aos sábados

SAÚDE - A iniciativa de oferecer esse serviço surgiu da necessidade de atender os pacientes que precisavam de tratamento odontológico aos finais de semana

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou serviço de atendimento odontológico de urgência. Agora, está disponível também aos sábados, das 7 às 19 horas, no Centro Especializado em Odontologia (CEO), localizado na Avenida Tiradentes, 184, Jd. Mosteiro. A iniciativa de oferecer esse serviço surgiu da necessidade de atender os pacientes que precisavam de tratamento odontológico aos finais de semana.

Desde sua implementação, já foram realizados 64 atendimentos e 34 procedimentos. O diretor da Saúde Bucal no Município, Dr. Manoel Antunes, destacou a importância do serviço para munícipes. “É uma necessidade muito grande que a gente tenha uma alternativa, principalmente por nós sermos uma cidade turística, até então os pacientes, que eventualmente tivessem dor de dente, por exemplo, não tinham um atendimento pronto odontológico direcionado aos finais de semana”.

Segundo Manoel Antunes, o atendimento será realizado, a princípio, em todo sábado, com a possibilidade de ser estendido aos domingos, dependendo da demanda.

Os serviços de urgência buscam tratar dores de origem odontológica, como necessidade de abertura de canal, extrações de dentes ou raízes residuais, drenagem de abcesso, fratura de dentes por trauma e avulsão dental.

Inicialmente, o serviço seria implementado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Porém, a necessidade de instalação de equipamentos, aliado à urgência em implantar o atendimento, levou à escolha do CEO, que já possui uma estrutura adequada para implantar o pronto atendimento.

Palavras-chave: , , ,