[email protected]
Itanhaém recebe certificado por ações de combate à tuberculose
CERTIFICADO - As equipes da Rede Básica, CINI e Vigilância Epidemiológica receberam o certificado por terem atingido a meta de 70% em 2023
Itanhaém foi premiado neste mês com um certificado pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo graças ao trabalho realizado no Município. A premiação ocorreu durante 1º Simpósio Integrado de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
As equipes da Rede Básica, do Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) e da Vigilância Epidemiológica receberam o certificado por terem atingido a meta de 70% de avaliação dos contatos com tuberculose (familiares e pessoas que tiveram contato com alguém diagnosticado com a doença), em 2023.
O certificado foi entregue para a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Aparecida Gomes. Essa avaliação consiste na avaliação médica para o descarte da doença e na realização de exames.
Giselli Oliveira, coordenadora do programa de Tuberculose do Município, comentou a importância desse trabalho para combater a doença. “É muito importante identificar se existe mais alguém doente, para assim iniciar o tratamento o mais rápido possível e, consequentemente, diminuir e evitar a transmissão da doença.”
Este não é o primeiro certificado que a Saúde do município recebeu em 2024. Em junho deste ano, Itanhaém também foi premiada com o selo Prata em Boas Práticas em HIV/AIDS, devido a melhoria apresentada nos indicadores avaliados para o enfrentamento do HIV.
TUBERCULOSE – A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos como ossos, rins e meninge.
Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose.
Os principais sintomas da tuberculose são tosse por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. A melhor forma de prevenção é por meio do diagnóstico precoce e início do tratamento o mais rápido possível.
A vacina BCG, disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), é a principal forma de prevenção contra a doença. A imunização é obrigatória e deve ser aplicada nas crianças assim que nascerem, pois protege contra as formas mais graves da doença.
Palavras-chave: CINI, saúde, tuberculose, usf, Vigilância Epidemiológica
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
20/12/2024
Itanhaém é premiada na 19ª edição da OBMEP Matemática -
20/12/2024
Itanhaém lança Revista Educaita com avanços pedagógicos da Cidade -
20/12/2024
Itanhaém capacita mais de 1,3 mil pessoas para tornar cidade ainda mais atrativa -
20/12/2024
ITAPrev recebe repasse histórico que fortalece aposentadoria dos servidores municipais -
20/12/2024
Itanhaém divulga vencedores do 3º Concurso Literário Emídio de Souza