Serviços
acessibilidade



Publicado em: 07/11/2024 - Última modificação: 07/11/2024 - 10:56
[email protected]

Professores participam de capacitação em pontos turísticos

CULTURA - A programação conta com experiencias culturais no Centro Histórico passando por alguns pontos turísticos, além de diversas oficinas temáticas



Compartilhar:

Na próxima sexta-feira (8) acontecerá a atividade cultural “Poética da Infância: Diálogos, Memória e Literatura”. A ação é um dos encontros formativos do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), programa que constitui uma das ações do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada voltada aos professores de Educação Infantil.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Na programação, estão previstas, experiências culturais no Centro Histórico passando por alguns pontos turísticos, como a Biblioteca Municipal, o Museu Conceição de Itanhaém, Pinacoteca Municipal, Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo e a Casa de Câmara e Cadeia. O ponto de encontro entre cursistas e formadores será em frente à Igreja Matriz de Sant´Anna, localizada na Praça Narciso de Andrade, Centro Histórico às 9 horas e às 14 horas.

Também haverá diversas oficinas temáticas: “Memória e Encantos Caiçaras”, ministrada pela Ana Maria Ferreira (Nãna); “Bagagens Emocionais: Literatura e Educação Infantil”, com Érika Jorge Carneiro; “Por Trás da Tela”, com Dino Filho; e o “Ludicidade: Brincando com as diferenças”, com Comissão de Educação Antirracista. Após as atividades programadas, todos os cursistas se encontrarão novamente na Igreja Matriz de Sant´Anna para o encerramento do encontro.

“Compreendemos que essas experiências culturais promovem novas possibilidades de atuação, a partir do reconhecimento do território e da história local, bem como com as temáticas busca-se o desenvolvimento da reflexão crítica dos docentes cursistas”, comenta a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maria Cecília Cardoso Tecedor.

LEEI – O curso oferece formação para docentes da Educação Infantil, visando aprimorar a oralidade, leitura e escrita visando auxiliar professores a desenvolver práticas educativas que enriqueçam a experiência das crianças com a linguagem escrita (e a leitura nas práticas sociais do dia a dia), respeitando as particularidades da primeira infância. Em 2024, o município pactuou e aderiu às formações oferecias pelo Ministério da Educação e pelo Governo Estadual e atualmente conta com 155 cursistas e quatro formadoras no programa formativo municipal.


Palavras-chave: , , ,