[email protected]
Prefeitura aperta cerco contra descarte irregular de lixo
MEIO AMBIENTE - Pessoas flagradas descartando lixo de forma incorreta estão sendo identificadas e sujeitas a multas
Em mais um esforço para garantir a limpeza urbana e a preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Itanhaém intensificou a fiscalização contra o descarte irregular de lixo nas vias públicas, terrenos baldios e áreas de preservação. Com o apoio da Guarda Civil Municipal, a equipe de fiscalização ambiental está atuando nas ruas, monitorando pontos estratégicos, transportadores e Áreas de Transbordo e Triagem (ATT), além de verificar denúncias feitas pela população
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
Pessoas flagradas descartando lixo de forma incorreta estão sendo identificadas e sujeitas a multas, conforme previsto lei 4.111 de 2016, que institui a Política Municipal de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil, Resíduos Verdes e Resíduos Volumosos, de acordo com o previsto nas Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. A multa pode chegar até 3.000 UF, equivalente a R$ 13.500,00.
A ação busca não apenas assegurar um ambiente mais limpo e saudável para os munícipes, mas também sensibilizar a população sobre o papel fundamental de cada cidadão na manutenção de uma cidade organizada e sustentável. O acúmulo de lixo em locais inadequados pode causar diversos problemas, como o entupimento de bueiros e o aumento de focos de doenças.
Todas as medidas de proteção ambiental adotadas em Itanhaém são acompanhadas de perto pelo Ministério Público, que vem intensificando as ações de fiscalização em toda a Região Metropolitana da Baixada Santista.
Segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, o arquiteto Marcelo Gomes, a Cidade é o reflexo da nossa atitude. “Descartar o lixo de maneira correta contribui para uma Itanhaém mais limpa e saudável. Nosso objetivo não é penalizar, mas sim despertar uma consciência coletiva sobre a importância de cuidar bem da Cidade”.
A Prefeitura oferece diversas alternativas para a destinação correta dos resíduos, incluindo ecopontos para o descarte de materiais recicláveis e volumosos. Para denunciar o descarte irregular de lixo, os munícipes podem acessar o site da Prefeitura.
Palavras-chave: descarte de resíduos, ecopontos, limpeza, planejamento e meio ambiente, urbanização
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
13/12/2024
Convento é reaberto a visitação após nova iluminação -
12/12/2024
Banda Marcial de Itanhaém realiza Concerto Natalino no dia 21 -
12/12/2024
Taxa de autorização para entrada de ônibus e vans tem valor atualizado para 2025 -
11/12/2024
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam simulado de evacuação nesta sexta-feira (13) -
11/12/2024
Cultura divulga resultados dos editais da Lei Paulo Gustavo e da PNAB