Serviços
acessibilidade



Publicado em: 19/11/2024 - Última modificação: 19/11/2024 - 16:53
[email protected]

Itanhaém conquista Prêmio de Boas Práticas por evitar a transmissão vertical da Sífilis

CERTIFICADO - O evento foi realizado em São Paulo e agraciou 201 municípios que atingiram os indicadores selecionados. Itanhaém foi o único município da Baixada Santista a alcançar esses indicadores



Compartilhar:

Itanhaém recebeu, na última terça-feira (12), o Prêmio Luiza Matida, por alcançar os indicadores de Boas Práticas por Evitar a Transmissão Vertical da Sífilis no Município. A premiação ocorreu durante a 9ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O evento foi realizado em São Paulo e agraciou 201 municípios que atingiram os indicadores selecionados. Itanhaém foi o único município da Baixada Santista a alcançar esses indicadores.

“A Sífilis Congênita é um dos maiores desafios que enfrentamos não só em Itanhaém, mas em todo o Brasil. Esse prêmio representa o esforço dos profissionais do nosso município em trabalhar a prevenção, a conscientização da Sífilis, o diagnóstico e o tratamento, tanto de gestantes e parceiros, como da população geral. Aproveito e lembro a todos, sífilis tem tratamento e cura, é uma doença de grande parte silenciosa, então façam o teste”, destacou Coordenadora técnica do CINI Marinna Ciconetti.

Para conceder a certificação foram avaliados os indicadores de metas de impacto e processos com base nas recomendações da OMS, como taxa de Incidência de sífilis congênita; Percentual de casos de sífilis congênita em relação aos casos de gestantes com sífilis; cobertura mínima de quatro consultas no PN e Cobertura de gestores tratadas adequadamente para sífilis.

A Semana Paulista tem como objetivo discutir os desafios no enfrentamento da sífilis congênita como um problema de saúde pública no estado de São Paulo, além de apresentar experiências exitosas desenvolvidas no território, visando à eliminação desse agravo.

CINI – O Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) é um Serviço de Atendimento Especializado (SAE) que trata de doenças infectocontagiosas. Dentre elas estão: Hepatites; AIDS; Sífilis; IST; Hanseníase e Tuberculose. No local, também são realizados testes rápidos para identificação de ISTs e distribuição de medicamentos para tratar estas doenças. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Telefone para contato: (13) 3426-3350


Palavras-chave: , , , ,