Serviços
acessibilidade



Publicado em: 22/11/2024 - Última modificação: 22/11/2024 - 12:01
[email protected]

EM Maria do Carmo de Abreu Sodré recebe menção honrosa em prêmio nacional

EDUCAÇÃO - O Projeto “Minha cidade tem histórias e memórias” tem como autora a professora Chymenes Monalisa Braziliano Oliveira e colaboração da professora Simone Leston



Compartilhar:

A  EM Maria do Carmo de Abreu Sodré, no Sion, ficou entre as 10 escolas  finalistas  da 7ª edição do Prêmio  “Meu Pátio é o Mundo”, com o projeto Minha cidade tem histórias e memórias, concorrendo com unidades escolares dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina  e São Paulo. O Prêmio Meu Pátio é o Mundo, realizado pelo Instituto Arcor Brasil, em conjunto com outras organizações internacionais, incentiva e reconhece boas práticas em educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) na América do Sul.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O Projeto “Minha cidade tem histórias e memórias” tem como autora  a  professora de educação  infantil  da Rede Municipal de Ensino Chymenes Monalisa Braziliano Oliveira  e colaboradora a professora Simone Leston, ambas  lecionam na EM Maria do  Carmo  de Abreu  Sodré, atuando em turmas da pré-escola (4 e 5 anos de idade). As etapas do projeto seguiram premissas do Currículo Municipal Educaita, que estimulam o sentimento de pertencimento a riqueza natural e histórica de Itanhaém.

O projeto envolve ainda o trabalho com a  Educação Patrimonial e Ambiental (EPA), que oportuniza os estudantes a conhecerem melhor o patrimônio histórico e ambiental da Cidade; dando voz  à eles para  falarem do que pensam, do que mais gostam ou mesmo do que precisa ser transformado, e tudo isso acontece nas assembleias  mirins que são espaços de diálogos promovidos pelas professoras Chymenes e Simone para  que as crianças  contribuam com  suas  opiniões.

Os vencedores e as menções honrosas foram anunciados no último dia 11, com todos os representantes finalistas e os organizadores do evento.  O projeto de Itanhaém destacando-se pela qualidade do trabalho desenvolvido e apresentado em cada etapa do Prêmio.

“Essas iniciativas são importantes pois promovem o trabalho da cultura local e são experiências exitosas que servem como modelo e trocas de experiências entre os professores”, destacou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, o José Bonifácio de Freitas Neto.

A assessora de orientação educacional, Maria Cecília Cardoso Tecedor, afirma que o trabalho apresentado pelas professoras reforça a importância da Educação patrimonial e ambiental, desde a educação Infantil, como elementos importantes para a identidade cultural dos alunos. “Promover a Educação patrimonial de forma integrada ao Currículo e com o protagonismo dos alunos desde a Primeira Infância promove o aprendizado do exercício da cidadania de nossos alunos”.


Palavras-chave: , , , ,