Serviços
acessibilidade



Publicado em: 28/11/2024 - Última modificação: 28/11/2024 - 09:51
[email protected]

Pinacoteca recebe ciranda e palestra sobre cultural afro-brasileira nesta sexta (29)

CULTURA - A palestra acontecerá antes da ciranda, às 19 horas, com a pesquisadora cultural Catarina Moreira



Compartilhar:

A Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi recebe, nesta sexta-feira (29), ciranda e palestra da Casa Brasileira de Itinerância Cultural (ACBIC). A palestra acontecerá antes da ciranda, às 19 horas, e terá como tema “Manifestações Culturais Afro-brasileiras”, com a pesquisadora cultural Catarina Moreira. A Pinacoteca fica localizada na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Organizada pela ACBIC, a palestra abordará temas importantes, como manifestações culturais afro-brasileiras, seus impactos nas comunidades, movimentos culturais locais, promoção do empoderamento e pertencimento, educação, representatividade, políticas públicas e iniciativas sociais que promovem a cultura negra.

Já a Ciranda, com o tema “Essa ciranda não é minha só”, propõe unir a força das mãos do povo brasileiro responsável pela construção diária do nosso país. Com cantigas embaladas na roda da ciranda, a ACBIC promete emocionar e fortalecer a rede de união e luta coletiva.

SOBRE A PALESTRANTE – Pesquisadora de Cultura Popular Tradicional, educadora social, artista popular, gestora de projetos, percussionista popular, produtora cultural e mobilizadora de rede, Catarina Moreira atua há 24 anos com ações socioculturais. Iniciou suas atividades como multiplicadora da arte-educação, com foco nas culturas tradicionais e territoriais. Gestora da Casa Brasileira de Itinerância Cultural sediada em Peruíbe, atua na salvaguarda e divulgação das culturas tradicionais das Congadas, Vilão, Maracatus, Samba-Reggae, Samba Paulista, Fandango Caiçara, entre outras manifestações populares do Brasil.


Palavras-chave: , ,