Serviços
acessibilidade



Publicado em: 20/12/2024 - Última modificação: 20/12/2024 - 15:37
[email protected]

Itanhaém lança Revista Educaita com avanços pedagógicos da Cidade

EDUCAÇÃO - Revista reúne principais projetos e ações na Educação realizada nos últimos quatro anos.



Compartilhar:

Com o objetivo de compartilhar e celebrar os avanços pedagógicos alcançados, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, lançou a Revista Educaita, uma publicação que reúne os principais projetos, ações e resultados da educação municipal ao longo dos últimos quatro anos.

Confira a Revista Educaita

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A publicação reflete o compromisso do governo em transformar a educação, promovendo oportunidades de aprendizagem mais amplas e inclusivas. Entre os destaques da revista estão iniciativas inovadoras que envolveram a comunidade escolar e fortaleceram o processo de ensino-aprendizagem.

Ao longo do período, a Prefeitura de Itanhaém investiu em capacitações, cursos e workshops para qualificar os professores e alinhar práticas pedagógicas às demandas do ensino contemporâneo.

Uma das principais iniciativas foi a criação da Comissão de Educação Antirracista, que busca desconstruir estereótipos raciais e promover uma visão mais ampla e inclusiva das diferentes culturas e etnias. O objetivo é construir uma sociedade mais justa, abordando o racismo de forma crítica e aberta desde a escola. A Comissão de Educação Antirracista realizou ações nas Unidades Escolares com palestras e roda de conversa com alunos, professores e gestores, participou de eventos na Semana de Consciência Negra e na Semana de Direitos Humanos da cidade de Itanhaém

Diversas ações voltadas à inclusão social também foram realizadas com o apoio de equipes de esporte, cultura, paradesporto e assistência social, entre outros parceiros. Em 2024, alguns eventos marcaram o calendário municipal, como a 1ª Matinê Inclusiva no Carnaval, o 3º Basquete Down, o 3º Beach TEA, a Copa Beach Tênis para surdos e o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência.

Essas iniciativas não apenas celebraram as conquistas das pessoas com deficiência, mas também reforçaram o compromisso de eliminar barreiras e valorizar a inclusão nas escolas e na comunidade.

Outro ponto de destaque foi a elaboração do Plano de Educação Patrimonial e Ambiental (EPA), que tem como objetivo transformar Itanhaém em uma Cidade Educadora nos próximos dez anos. O plano promove autoestima e pertencimento por meio do reconhecimento das identidades locais, incentivando a preservação do patrimônio e a conscientização ambiental como pilares para o futuro.

A EPA envolve estudantes, professores, gestores e a comunidade escolar, com atividades que destacam a memória e a sustentabilidade do município. Todos os projetos e detalhes podem ser acessados na Revista Educaita no link.


Palavras-chave: , ,