[email protected]
Saúde realiza ação de conscientização e combate a Hanseníase nesta terça-feira (28)
PREVENÇÃO - Em caso de suspeita da doença, o paciente deve procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) para ser avaliado

O Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) vai organizar, nesta terça-feira (28), uma ação em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate a hanseníase. A iniciativa inclui triagem e avaliação de sinais e sintomas da doença, a partir das 8 horas, na sede da unidade, localizada na Estrada Gentil Peres, 260, no bairro Sabaúna.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo atingir outros órgãos. Seus principais sintomas incluem alterações ou perda de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil, além de diminuição da força muscular, especialmente em mãos, pés, braços, pernas e olhos, o que pode levar a incapacidades permanentes. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar a transmissão, complicações e deficiências.
Em caso de suspeita da doença, o paciente deve procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) para ser avaliado. Os casos suspeitos identificados pelas USFs podem ser encaminhados com guia de referência para atendimento no CINI nesta terça (28).
Palavras-chave: CINI, hanseníase, janeiro roxo, saúde, usf
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
04/08/2025
Fundo Social abre inscrições para nova turma do curso de Padaria Artesanal -
04/08/2025
Itanhaém lança Consulta Pública para aplicação dos recursos do 2º Ciclo da PNAB -
04/08/2025
Itanhaém é representada no Conselho Estadual LGBT+ para o biênio 2025-2027 -
04/08/2025
Itanhaém convida empreendedores rurais a integrar nova rota turística -
01/08/2025
Casa do Artesão abre inscrições para mais de 70 vagas em cursos gratuitos