Serviços
acessibilidade



Publicado em: 20/02/2025 - Última modificação: 20/02/2025 - 08:44
[email protected]

Prefeitura realiza força-tarefa contra a dengue em ferros-velhos e reciclagens

OPERAÇÃO - Os funcionários das reciclagens e ferros-velhos também foram orientados sobre os riscos e formas de prevenção contra escorpiões e roedores, especialmente após o período de chuvas



Compartilhar:

As equipes de Combate a Endemias, Defesa Civil, Secretaria de Segurança e Guarda Civil Municipal (GCM) participaram, nesta quarta-feira (19), de uma força-tarefa em estabelecimentos de reciclagem e ferros-velhos no Jardim Oásis. A ação teve como objetivo identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, além de coibir a compra e o armazenamento de fiações provenientes de furtos. 

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Durante a operação, foram identificados diversos focos do mosquito. Os agentes de endemias notificaram os responsáveis pelos estabelecimentos, que receberam um prazo para regularização. Caso as adequações não sejam feitas dentro do período estipulado, os estabelecimentos receberão um auto de infração. Além disso, os funcionários receberam orientações sobre medidas preventivas, incluindo vacinação e controle de pragas. A Defesa Civil também passou orientações em relação a estrutura dos locais. 

Mas o foco da força-tarefa não foi unicamente o combate ao Aedes aegypti. Os funcionários das reciclagens e ferros-velhos foram orientados sobre os riscos e formas de prevenção contra escorpiões e roedores, especialmente após o período de chuvas.   

“Foram passadas orientações aos responsáveis e funcionários sobre o manuseio adequado dos materiais e os cuidados com a integridade física. Também foram orientados sobre a presença do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), que tem sido encontrado na cidade, além da questão dos roedores, que aumentam após as chuvas e podem transmitir leptospirose. É fundamental que os trabalhadores utilizem os EPIs adequados”, explicou Hudson Batista, Agente de Endemias responsável pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC). 


Palavras-chave: , , , ,