Serviços
acessibilidade



Publicado em: 25/02/2025 - Última modificação: 25/02/2025 - 14:44
[email protected]

Itanhaém realiza pesquisa inédita para mapear fluxo de turistas estrangeiros

PESQUISA INÉDITA - O objetivo é identificar a quantidade de visitantes internacionais e suas origens, gerando dados essenciais para aprimorar as estratégias de turismo local



Compartilhar:

A Secretaria de Turismo de Itanhaém está realizando uma pesquisa inédita nos meios de hospedagem cadastrados no município para mapear o fluxo de turistas estrangeiros que visitam a cidade. O objetivo é identificar a quantidade de visitantes internacionais e suas origens, gerando dados essenciais para aprimorar as estratégias de turismo local.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A iniciativa ganha relevância em um momento em que o turismo brasileiro demonstra forte crescimento. De acordo com dados do Governo Federal, o país registrou um aumento significativo no número de turistas internacionais em janeiro de 2025, totalizando 1.483.669 visitantes. Esse número representa um crescimento de 55% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 956.737 turistas, configurando o melhor janeiro desde 1970.

Os dados, levantados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, reforçam o potencial do Brasil como um destino turístico atrativo. “Em Itanhaém, com a pesquisa realizada junto à nossa rede hoteleira, buscamos coletar informações que nos permitirão planejar futuras ações de promoção do turismo na Cidade”, destacou o secretário de Turismo, Rodrigo Zanella.

Vale lembrar que em 2023, com o objetivo de promover a Região Metropolitana Baixada Santista entre países vizinhos – especialmente Argentina, Uruguai e Paraguai –, Itanhaém e demais municípios da região assinaram um memorando de entendimento junto à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens e representantes das nove cidades da Baixada Santista.

O acordo prevê campanhas de marketing institucional nos países-alvo, encontros presenciais de capacitação sobre turismo internacional e mudanças climáticas, além de treinamentos on-line voltados para negócios e eventos. O objetivo é qualificar empresários e gestores públicos para que possam atuar com mais preparo em eventos internacionais de turismo e negócios, fortalecendo ainda mais a presença da região no cenário turístico global.


Palavras-chave: , , ,