Serviços
acessibilidade



Publicado em: 27/03/2025 - Última modificação: 28/03/2025 - 17:45
[email protected]

Canil da GCM leva projeto de Cinoterapia às crianças da APAE

SOCIAL - O Projeto “Inclusão Azul Marinho do Canil da Guarda Civil” contribui com o desenvolvimento das crianças, trazendo benefícios na parte sensorial e de socialização



Compartilhar:

A cadelinha Ronda, do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), visitou nesta terça-feira (25) a Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Itanhaém (APAE) como parte do projeto de Cinoterapia “Inclusão Azul Marinho do Canil da Guarda Civil” desenvolvido pela GCM.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O Projeto teve início em maio de 2024. A Border Collie Ronda é especialmente treinada para interagir e contribuir com o desenvolvimento das crianças, trazendo benefícios na parte sensorial e de socialização.

“A Cinoterapia tem mostrado uma evolução exemplar na parte de socialização. As crianças antes eram mais retraídas, algumas até tinham medo de cachorros e hoje já conseguem fazer essa interação, brincar, levar para passear, respeitar o tempo, você dá o comando, o animal obedece, ela dá recompensa, tudo isso vem trazendo grandes evoluções, tanto no cotidiano, que vem sendo desenvolvido, quanto contribuindo também com o desenvolvimento dentro das salas de atividade, pois eles aprendem os comandos do esperar, respeitar o tempo do animal, respeitar a contribuir também na parte sensorial”, explicou Débora Nóbrega, coordenadora de Projetos da APAE.

     

Durante a atividade, as crianças interagem com a cadelinha por meio de ações voltadas à higiene pessoal, como pentear e escovar os dentes da Ronda, incentivando-as a manter esse hábito. Também são realizadas atividades cognitivas, como montagem quebra-cabeças e jogo da memória utilizando fotos da Ronda, além de atividades lúdicas que estimulam o desenvolvimento físico e o psicomotor, como jogar bolinha, pular obstáculos e brincar com bambolês ao lado da cadelinha. Para estimular a autonomia das crianças, uma das atividades propostas é passear com a Ronda e alimentá-la com ração e água.

“A Ronda pra minha filha foi muito bom, ela não gostava de cachorro maiores, tinha medo, do barulho, do latido ela não aguentava, hoje em dia ela gosta, ela passa a mão, abraça, foi muito bom pra ela na questão de controle da ansiedade. Ela gosta muito da Ronda”, comentou Ediana Ramos, mãe da Ana Julia, uma das crianças assistidas pela APAE.

     

APAE – A APAE é uma associação que tem por objetivo acompanhar e auxiliar pessoas com deficiência em todos os âmbitos da vida. Atua com o objetivo de promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. A APAE de Itanhaém está localizada na Rua Ana Maria Martins Rivera, 10, no Jardim Corumbá e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.


Palavras-chave: , , , ,