Serviços
acessibilidade



Publicado em: 02/04/2025 - Última modificação: 02/04/2025 - 16:42
[email protected]

Dia de Conscientização sobre o Autismo: Itanhaém promove inclusão em Escola da Rede Municipal

EDUCAÇÃO - A Escola Municipal Lilian Aparecida Borges Prado possui crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre elas estão os gêmeos Breno e Bryan, de 4 anos



Compartilhar:

Dia dois de abril é celebrado o Dia de Conscientização sobre o Autismo, e Itanhaém demonstra o compromisso com a inclusão desde os primeiros anos escolares. Na Escola Municipal Lilian Aparecida Borges Prado, localizada no bairro Savoy, esse trabalho é realizado com muito empenho e dedicação pelos profissionais da unidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A escola atende crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e entre os alunos, estão os gêmeos Breno e Bryan, de 4 anos. Inicialmente, os dois enfrentaram dificuldades, mas com o apoio da escola conseguiram avançaram na socialização e no aprendizado.

“Antes eles não falavam direito, o Bryan não queria entrar na escola no primeiro dia, ele não gostava muito de escola, não sabiam falar, não sabiam comer sozinhos. Então passou uma semana e eles já se adaptaram a essa escola. Eles acordam pedindo para ir para escola. Para mim foi maravilhoso, porque é o que a gente precisa, as crianças adaptadas e bem no momento”, explicou Rosicleide Alves de Araújo, mãe dos gêmeos.

O trabalho com as crianças envolve toda a equipe da unidade escolar, para que os alunos tenham um atendimento de qualidade e se sintam acolhidos pela escola.

“No começo assim foi um pouquinho difícil, mas depois a escola conseguiu entendê-los e eles tiveram um desenvolvimento maravilhoso. Logo no início a gente já percebeu que eles eram duas preciosidades e que a gente tinha muito a aprender com eles e foi o que aconteceu com o passar do tempo. Eles interagem muito bem, participam com todos, as propostas não precisam ser adaptadas, a escola foi se ajustando a eles. A gente já consegue identificar as dificuldades, as fragilidades e também as potencialidades. Esses dois começaram a fazer coisas que surpreenderam a todos e a cada dia a gente está mais apaixonada pelos dois”, comentou Rosana Ramos, assessora pedagógica da escola.

Além de todo cuidado na escola, os gêmeos também frequentam o Centro Educacional Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Izabela Luz Leite Pestana. No centro, as crianças realizam atividades de estímulos sensoriais, táteis e visuais, que promovem o desenvolvimento do equilíbrio, posicionamento e movimento do corpo com segurança e criatividade.


Palavras-chave: , , ,