Serviços
acessibilidade



Publicado em: 10/04/2025 - Última modificação: 10/04/2025 - 10:47
[email protected]

Projeto “Bombeiro na Escola” leva conhecimento e prevenção a estudantes da Rede Municipal

MENOS ACIDENTES - Projeto visa orientar crianças sobre como agir em casos de acidentes domésticos e emergências



Compartilhar:

Com o objetivo principal de evitar acidentes domésticos com crianças, o projeto “Bombeiro na Escola” vem promovendo conhecimento, conscientização e formação cidadã desde a infância. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Itanhaém e o Corpo de Bombeiros, e leva noções básicas de primeiros socorros, segurança e prevenção de acidentes para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Nesta quarta-feira (9), a EM Maria Patrocina Condota, no Guapurá recebeu a ação que proporcionou uma vivência prática e enriquecedora. Durante a atividade, os profissionais do Corpo de Bombeiros abordaram temas como prevenção de incêndios, cuidados em casos de queimaduras, quedas e engasgos e orientações sobre como agir em situações de emergência.

Segundo o Cabo Antônio Carlos Simões, um dos responsáveis pela ação, o projeto visa mostrar que mesmo os pequenos podem ser agentes de segurança. “Morrem mais de 5 mil crianças por ano vítimas de acidentes domésticos. O principal objetivo desse projeto é justamente coibir isso — evitar acidentes e ampliar os conhecimentos dentro das famílias. Ao entenderem como prevenir acidentes e como agir em emergências, as crianças se tornam multiplicadores dessas informações em casa e na comunidade”, disse Simões.

Para o secretário de Educação, Hugo Di Lallo, o projeto é fundamental para formar crianças mais conscientes, preparadas e capazes de agir com responsabilidade diante de situações adversas, e tem um impacto que vai além do ambiente escolar. “Essas crianças serão formadas com as informações corretas, que serão levadas para a vida toda. Criando uma rede de cuidados que começa na escola e chega até a família. Esse é o objetivo principal do programa”, destacou.

Além do aprendizado, o projeto também fortalece o vínculo entre os estudantes e os profissionais do Corpo de Bombeiros, incentivando a valorização da vida e o espírito de colaboração.

O “Bombeiros na Escola” seguirá percorrendo outras unidades escolares do município, impactando positivamente na formação de centenas de crianças e adolescentes.


Palavras-chave: , ,