Serviços
acessibilidade



Publicado em: 23/04/2025 - Última modificação: 23/04/2025 - 15:50
[email protected]

Segunda edição da “Noite das Marias e Seus Guardiões” celebra religiosidade e cultura afro-brasileira

ROMPENDO PRECONCEITOS - Evento visa propagar o respeito, valorizar a cultura ancestral e combater a intolerância religiosa



Compartilhar:

A Praça Ernesto Zwarg, no Centro Histórico de Itanhaém, será palco neste sábado (26), a partir das 18h30, da segunda edição da “Noite das Marias e Seus Guardiões”. O evento é uma realização do Centro Cultural Yagirnob, presidido por Oyayemi Shywa (Mãe Silvia), com produção cultural de Edson Maurício, e tem como objetivo celebrar, homenagear e promover o respeito às religiões de matrizes africanas, valorizando a presença e a força das Pombagiras e de seus guardiões, os Exus.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Com o tema “Pombagira não é prostituta. Exu te ama”, a programação contará com rituais públicos, apresentações culturais, cânticos, toques de atabaque e manifestações de fé e espiritualidade, promovendo mensagens de acolhimento, conforto e paz. O evento reunirá ministros e ministras de diferentes vertentes das religiões afro-brasileiras, além de coletivos culturais e representantes das comunidades negra e LGBTQIAP+.

A celebração visa romper estigmas históricos que cercam as entidades e reafirmar o direito à liberdade religiosa, ao mesmo tempo em que propaga o respeito, a valorização da cultura ancestral e o combate à intolerância religiosa.

“O evento é um espaço de expressão cultural e espiritual, onde celebramos e agradecemos com amor no coração às grandes protetoras das mulheres, as Marias, e aos seus guardiões. É um momento de união, fé e resistência”, afirma Mãe Silvia.

A “Noite das Marias e Seus Guardiões” é aberta ao público e faz parte do calendário de eventos culturais promovidos anualmente pelo Centro Cultural Yagirnob na cidade. A ação reforça o compromisso com a valorização da diversidade, da cultura afro-brasileira e do direito à manifestação religiosa em espaços públicos.