Serviços
acessibilidade



Publicado em: 29/04/2025 - Última modificação: 29/04/2025 - 16:28
[email protected]

Prefeitura inicia 2º Ciclo do ADL 2025 para reforçar combate ao Aedes aegypti

CAÇA À DENGUE - Ação visa mapear e indicar as áreas de maior infestação do mosquito para reforçar a prevenção



Compartilhar:

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (05) o 2º Ciclo da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2025. A ação tem como objetivo mapear os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de reforçar as estratégias de prevenção em todo o município.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Durante a ação, os Agentes de Combate às Endemias irão visitar as residências para identificar e eliminar criadouros do mosquito, além de orientar os moradores sobre práticas de prevenção.

As atividades terão início pela Área 1, que registrou o maior índice de infestação no ciclo anterior, com 5,43%. Na sequência, as equipes avançam pelas Áreas 2, 3 e 4. A previsão é que os agentes permaneçam de dois a três dias em cada área, conforme a dinâmica e a extensão de cada local.

Segundo a última análise, realizada em fevereiro deste ano, Itanhaém apresentou um índice geral de 4,2%, o que classifica o município na faixa de risco para a proliferação do mosquito (acima de 3,9%).

Segundo Marinês Cristina Adão, Coordenadora do Setor de Endemias, além de avaliar a presença de larvas, o ADL permite direcionar ações mais eficazes de controle. É uma ferramenta essencial para evitar surtos e proteger a saúde da população.

A ADL é realizada por amostragem, por meio do sistema SisaWeb, do Ministério da Saúde, que sorteia as quadras a serem vistoriadas. Em cada quarteirão selecionado, os agentes visitam pelo menos cinco residências. O prazo para conclusão do levantamento varia entre 15 e 30 dias.

A Prefeitura reforça o pedido para que os moradores recebam os agentes e colaborem com a vistoria. A principal forma de prevenção continua sendo eliminar locais com água parada, mantendo quintais e áreas externas sempre limpos. A participação da população é fundamental para o sucesso do trabalho.

 

Saiba quais Bairros fazem parte de cada área:

 

▪︎ Área 1: Ivoty, Centro, Satélite, Suarão e Marrocos (lado praia)

 

▪︎ Área 2: Cidade Anchieta, Laranjeiras, Oásis, Tropical, Nossa Senhora do Sion, Aguapeú, Suarão e Vila Loty (lado morro).

 

▪︎ Área 3: Praia do Sonho, Belas Artes, Guapiranga, Cibratel, Cibratel II, Coronel e Chácara Cibratel.

 

▪︎ Área 4: Cibratel, Tupy, Bopiranga, Jamaica e Gaivota (lado praia) e Jardim Anchieta, Jardim São Fernando, Jardim Regina, Luizamar, Rio Preto e Marambá (lado morro).


Palavras-chave: , , , ,