Serviços
acessibilidade



Publicado em: 14/05/2025 - Última modificação: 14/05/2025 - 12:57
[email protected]

Itanhaém promove observação de pássaros

BIRDWATCHING - A atividade tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente



Compartilhar:

Você já ouviu falar em Birdwatching? Essa prática sustentável consiste em observar aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento. Em Itanhaém, você pode vivenciar essa experiência incrível e se encantar com a biodiversidade local. A atividade tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente, aproximando o ser humano da natureza. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Turismo de Itanhaém.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Apesar de ainda pouco explorado no Brasil, a se destaca no turismo internacional, graças à variedade de aves distribuídas pelos diversos biomas do país, sendo uma das principais espécies, o papagaio-de-cara-roxa. “Estamos recebendo diversos turistas de fora do país para participar do roteiro, no município somos agraciados pelas exuberantes belezas naturais, que são possíveis graças ao hobby” afirma o Coordenador do Curso Técnico de Meio Ambiente na ETEC de Itanhaém e Guia de observação de aves no Litoral Sul, Rodrigo Ferraz.

A área entre Itanhaém e Peruíbe, por exemplo, abriga uma riqueza natural imensa, com mais de 550 espécies de aves catalogadas, incluindo 31 exclusivas da região e 21 de ambientes marinhos. Algumas dessas zonas são reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente como prioritárias para a conservação. A BirdLife International classificou a região como IBA – Important Bird and Biodiversity Area (Área Importante de Aves e Biodiversidade).

O secretário de Turismo Rodrigo Zanella destacou a importância da divulgação do Birdwathing no município. “O hobby contribui ainda mais para a valorização do património natural e para uma maior sensibilização ambiental entre os residentes. É uma forma educativa e consciente de promover a conservação da fauna e dos ecossistemas.”, enfatizou.

Entre os principais pontos para observar aves destacam-se a zona costeira, a Bacia Hidrográfica do Rio Itanhaém, a Chácara Sara no Aguapeú, o Vale do Rio Branco e a área do Rio Preto.


Palavras-chave: ,