Serviços
acessibilidade



Publicado em: 14/05/2025 - Última modificação: 14/05/2025 - 16:40
[email protected]

Reunindo fiéis, Folia do Rio Acima acontece neste domingo (18)

FÉ E CULTURA - Religiosos sairão em procissão da Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada no Centro Histórico, a caminho da Alameda Emídio de Souza



Compartilhar:

Marcando a preparação para a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, a Folia do Divino no Rio Acima acontece neste domingo (18). A concentração acontece às 9 horas, na Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada no Centro Histórico. A comemoração do Divino Espírito Santo acontece há mais de 300 anos e caracteriza uma das maiores manifestações culturais da Cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Às 9h30 começa a Saída das Bandeiras em Procissão até a Alameda Emídio de Souza, onde alguns fiéis seguirão de barco em direção à capela Nossa Senhora do Livramento, no Jardim Coronel. Na ocasião, haverá dois ônibus para o transporte dos fiéis que não couberem nos barcos.

Após chegada à capela, será realizada uma celebração e em seguida a travessia dos fiéis rumo à Ilha do Mauricinho, onde será feita a Reza da Folia do Divino, momento de grande tradição e fé da comunidade, com orações e cânticos. Na ocasião, haverá dois ônibus para o transporte dos fiéis dos fiéis que não couberem nos barcos.

Após esse momento, acontece uma grande confraternização e partilha de alimentos para o almoço, onde todos os presentes são convidados a participar. Por volta das 14h30 inicia-se o retorno.

Essa é uma atividade aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. Basta apenas o comparecimento na sua concentração inicial, assim como há um pedido especial aos proprietários levarem seus barcos ou lanchas para o percurso da procissão. Ao final haverá uma benção aos participantes.

 

 

TRADIÇÃO – A Festa do Divino Espírito Santo de Itanhaém, (patrimônio imaterial do município) é um dos eventos folclórico-religiosos mais esperados do ano, e acontecerá entre 31 de maio e 15 de junho. A programação tradicional é cheia de rituais e costumes como as Noites da Soca, Alvorada Festiva, Erguida e Descida do Mastro, Setenário, Abertura do Império, Missa Solene e a Procissão Solene do Divino Espírito Santo.

Confira a Programação completa:

9 horas – Concentração Igreja Matriz de Sant’Anna

9h30 – Saída das Bandeiras em Procissão até a Alameda Emídio de Souza

10 horas – Saída em Procissão de Barcos e Ônibus para o Rio Acima – Rio Itanhaém

10h45 – Celebração na Capela Nossa Senhora do Livramento – Jardim Coronel

12 horas – Reza da Folia do Divino na Ilha do Mauricinho

13 horas – Confraternização

14h30 – Retorno.


Palavras-chave: , , , ,