Serviços
acessibilidade



Publicado em: 16/05/2025 - Última modificação: 16/05/2025 - 15:09
[email protected]

Com diversas atrações, Itanhaém recebe “Circuito Sesc de Artes” no dia 24 de maio

CULTURA - Promovido pelo Sesc São Paulo, o evento acontece na Praça Narciso de Andrade, das 15 às 21 horas



Compartilhar:

Itanhaém recebe, no dia 24 de maio, o “Circuito Sesc de Artes”, promovido pelo Sesc São Paulo, com apoio da Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com atividades artísticas diversas, o evento é aberto ao público e acontece na Praça Narciso de Andrade, no Centro, das 15 às 21 horas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes é uma oportunidade para a população vivenciar o clima de um festival de artes. A programação valoriza a produção cultural das regiões participantes, com forte presença de artistas e coletivos que atuam fora da capital. Uma das linhas curatoriais que se fortalece nesta edição é a quantidade de artistas das regiões atendidas.

A edição de 2025 do Circuito Sesc de Artes passará por 132 municípios paulistas, com um projeto que tem como objetivo a pluralidade e a promoção das atividades artísticas em todo o estado de São Paulo. Ao mobilizar trabalhos de diversas áreas e envolver centenas de profissionais, o projeto busca movimentar a cultura e economia criativa local.

Confira as atrações completas abaixo:

ARTES VISUAIS – Nas artes visuais e tecnologias, o artista Glauco Paiva ministra a oficina “Neurofábrica: do Rascunho ao 3D”. Utilizando canetas 3D e peças cortadas a laser, ele compartilha técnicas para que os participantes construam criaturas digitais com as próprias mãos.

O coletivo Coticoá apresenta também a oficina “Zine com Carimbos”, com o objetivo de criar uma publicação artesanal a partir de uma única folha de papel.

CIRCO – Na linguagem circense, o grupo argentino Viento Circo encena o espetáculo “Libra”. A peça explora as dinâmicas dos relacionamentos amorosos como jogos de equilíbrio sobre uma estrutura de bambu que remete a uma gangorra suspensa.

LITERATURA – Na área da literatura, o Taturana Grupo realiza a mediação de leitura “As Versões e Outras Histórias”. A partir de obras de José Roberto Torero, Eva Furnari e Heloisa Pires Lima, o público é conduzido em uma dinâmica lúdica. Cada participante escolhe um livro para leitura e, após a experiência, é convidado a expressar sua vivência por meio de desenho ou texto.

MÚSICA – Em música, o DJ Gurunga, artista de Diadema (SP), apresenta sua arte de incorporar vivências periféricas à mixagem. Seus sets criam narrativas que valorizam a cultura latina, com uma seleção musical que abrange desde black music e afrobeat até diversas.

Outra atração é o bloco carnavalesco “Nu Vuco Vuco”, que leva para as praças uma fusão de ritmos da cultura popular brasileira. A apresentação inclui samba-reggae, samba afro, pagode baiano, maracatu e samba de roda, além de composições autorais de diversos integrantes do grupo, formado majoritariamente por mulheres.


Palavras-chave: , ,