Serviços
acessibilidade



Publicado em: 03/06/2025 - Última modificação: 03/06/2025 - 16:45
[email protected]

II Festival de Queimada acontece no mês de junho

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL - Competição visa incentivar habilidades socioemocionais, o protagonismo estudantil e o fortalecimento dos vínculos entre as escolas.



Compartilhar:

Teve início nesta segunda-feira (2) o II Festival de Queimada das Escolas Municipais de Itanhaém. A abertura oficial aconteceu na EM Bernardino de Souza Pereira e marcou o início de uma jornada esportiva que se estenderá por todo o mês de junho, envolvendo alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de diversas unidades escolares da Rede Municipal.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

No primeiro dia de Competição, participaram das partidas as escolas Filomena Dias Apelian, Lídia Martha e Elga Reis, e o ginásio ficou lotado, com alunos, professores e equipes escolares torcendo com muita motivação e entusiasmo.

A diretora da Escola Bernardino, Cláudia Estevam, que sediou a abertura do festival, destacou a importância da iniciativa. “É um prazer imenso receber este evento tão esperado pelos alunos do Fundamental I. As crianças esperam ansiosamente para sair da escola com os colegas e professores, conhecer uma unidade diferente da deles e, principalmente, jogar, competir, torcer e se divertir, defendendo o nome de suas escolas. Nosso ginásio tem uma estrutura digna dos nossos pequenos atletas, e fazer parte do desenvolvimento educacional e esportivo dos nossos estudantes é contribuir para uma educação de qualidade”, afirmou a diretora.

A proposta do Festival vai muito além da competição. Ele busca o desenvolvimento integral das crianças por meio do esporte, incentivando habilidades socioemocionais, o protagonismo estudantil e o fortalecimento dos vínculos entre as escolas.

O professor de Educação Física, Bruno Santos Novoa, da EM Filomena Dias Apelian, no Bopiranga, enfatizou a relevância do Festival para os pequenos. “Participar de um evento como esse é muito importante para os alunos, pois desenvolve diversos aspectos como o protagonismo, o trabalho em equipe e o respeito às regras. Além disso, prepara-os emocionalmente para momentos de conquistas e também de frustrações”, pontuou. Para Bruno, o esporte é um rico aliado na aprendizagem efetiva e significativa dos estudantes, preparando-os para as situações da vida.

O II Festival de Queimada é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e integra o calendário pedagógico das unidades escolares.

O Festival de Queimada promove uma prática esportiva lúdica e educativa e reforça valores como o respeito, o trabalho em equipe e a convivência saudável entre os nossos pequenos atletas.

 

Confira o cronograma completo do Festival:

 

2 de junho – na Escola Bernardino de Souza Pereira – 13h30 às 16h30

Escolas Participantes: Filomena Dias Apelian, Lídia Martha e Elga Reis

3 de junho – na Escola Ana Cândida Ebling – 07h45 às 10h30

Escolas Participantes: Maria Patrocina Condota, Harry Forssell e Ana Cândida Ebling

10 de junho – na Escola Bernardino de Souza Pereira – 13h30 às 16h30

Escolas Participantes: Pedrina Pompeu Bastos, Diva do Carmo e Maria Cristina Macedo Gomes

11 de junho – na Escola Ana Cândida Ebling – 07h45 às 10h30

Escolas Participantes: Lions Clube, Silvia Regina Schiavon Marasca e Luiz Gonzaga

12 de junho – na Escola Ana Cândida Ebling – 07h45 às 10h30

Escolas Participantes: Divani Maria cardoso, Ignez Martins e Maria do Carmo Sodré

16 de junho – na Escola José Teixeira Rosas – 07h45 às 10h30

Escolas Participantes: Osmar Rodrigues, Walter Arduini e José Teixeira Rosas

18 de junho – na Escola Leonor Mendes de Barros – 07h45 às 10h30 e 13h30 às 16h30

Etapa em trâmite


Palavras-chave: , ,