[email protected]
Itanhaém realiza cerimônia de acolhimento aos bolsistas do Programa BEEM
OPORTUNIDADE - Jovens iniciam jornada de estágio em diversos setores da Prefeitura por meio de parceria com o Governo do Estado

Uma tarde marcada por emoção, expectativa e novas oportunidades. A Prefeitura de Itanhaém realizou nesta segunda-feira (16), no Teatro Eva Wilma, a cerimônia de acolhimento dos 100 jovens selecionados para o Programa Bolsa Estágio – BEEM. A iniciativa é uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e representa um importante avanço nas políticas públicas de incentivo à juventude da cidade.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
Além dos estudantes contemplados, o evento reuniu autoridades municipais e estaduais, familiares, diretores de escolas e educadores. Os bolsistas são alunos do Ensino Médio Técnico de cinco escolas estaduais do município e atuarão por seis meses em diversas secretarias da Prefeitura, como Educação, Cultura, Esportes, Administração, Desenvolvimento Social, entre outras.
A mesa de honra da cerimônia contou com a presença de representantes do Governo do Estado, como o subsecretário de Juventude Juliano Borges, e do CIEE, com o supervisor regional Carlos Roberto Cardoso, além de vereadores e lideranças locais ligadas à educação e políticas públicas para a juventude.
Estágio com propósito
O programa tem como foco inserir jovens no mercado de trabalho e permitir que eles desenvolvam competências profissionais desde cedo. Com carga horária de quatro horas diárias, os bolsistas passarão por setores estratégicos da administração pública e vivenciarão na prática o funcionamento do serviço público.
O gestor do Departamento Municipal de Políticas para Juventude, Caíque Alves, reforçou o papel transformador da iniciativa. “Mais que uma bolsa, é a chance de construir futuro com dignidade e protagonismo. A juventude precisa de oportunidades reais. Nosso trabalho é oferecer isso aos nossos jovens.”
Formação e protagonismo
Após a entrega dos contratos, os estudantes permaneceram no local para uma tarde de formação inicial, dividida em quatro painéis. Os temas abordaram saúde mental, protagonismo juvenil, gestão pública e as diretrizes do Programa BEEM. O conteúdo foi conduzido por profissionais e gestores parceiros do projeto, fortalecendo o vínculo entre os estagiários e as instituições envolvidas.
Para o coordenador do curso de administração da escola, Victor Luis Catarino Pereira, a iniciativa é muito benéfica, visto que gera oportunidades aos alunos na área do curso técnico que estão realizando. “É uma chance para os nossos jovens, que normalmente sofrem em nossa região pela falta de emprego, direcionar as suas carreiras profissionais. Além de melhorar também o desempenho escolar, já que um dos pré-requisitos para participarem do programa é a frequência.”, afirmou.
O objetivo da Prefeitura é oferecer vivência profissional, renda e motivação para que os estudantes de Itanhaém permaneçam na escola e estejam mais preparados para construir o futuro que almejam.
Palavras-chave: beem, educação, estágio, juventude, políticas para a juventude
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
10/07/2025
Prefeitura abre chamamento público visando controle populacional de cães e gatos -
10/07/2025
Itanhaém realiza Dia D do Cadastro Único com atendimento agendado no sábado (19) -
10/07/2025
Zona Azul de Itanhaém passa a contar com vagas exclusivas para pessoas com transtorno do espectro autista -
10/07/2025
Projeto Guri abrirá inscrições para cursos musicais em Itanhaém -
10/07/2025
Iniciadas as obras de construção das novas USFs do Oásis e do Belas Artes