[email protected]
Projetos da Rede Municipal são finalistas de Prêmio Regional de Boas práticas Na Educação
DESTAQUES DA EDUCAÇÃO - “Minha Cidade tem Histórias e Memórias”, da professora Chymenes Monalisa e “Nosso Território como Espaço Educador”, da professora Simone Leston serão premiados dia 07 de julho, em Santos

Dois projetos da Educação Infantil da rede municipal de Itanhaém estão entre os finalistas do Prêmio ODS Boas Práticas na Educação, que reconhece iniciativas inovadoras em sustentabilidade ambiental nas escolas da Baixada Santista. A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 7 de julho, às 14 horas, no Parque Tecnológico de Santos.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
As propostas “Minha Cidade tem Histórias e Memórias”, da professora Chymenes Monalisa Braziliano Oliveira, e “Nosso Território como Espaço Educador”, da professora Simone Leston, ambas da EM Maria do Carmo de Abreu Sodré, foram selecionadas entre os 29 projetos finalistas das redes pública e privada da região.
O reconhecimento reforça o compromisso da rede municipal de Itanhaém com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Mais do que trabalhar conteúdos em sala de aula, os projetos incentivam o olhar das crianças para o meio em que vivem, promovendo senso de pertencimento, identidade cultural e consciência ambiental desde os primeiros anos de vida.
HISTÓRIAS QUE INSPIRAM E TRANSFORMAM – O projeto “Minha Cidade tem Histórias e Memórias”, da professora Chymenes Monalisa, teve a parceria da professora Simone Leston, e já é um orgulho para o município desde o ano passado. Em 2024, ele conquistou o 2º lugar nacional no Prêmio Internacional “Meu Pátio é o Mundo”, promovido pelo Instituto Arcor em parceria com a OMEP Brasil. Agora, mais uma vez, é destaque ao ficar entre os finalistas do Prêmio ODS, reforçando o impacto positivo da iniciativa.
Já o projeto “Nosso Território como Espaço Educador”, desenvolvido pela professora Simone Leston, amplia o olhar das crianças para o território em que vivem, explorando o ambiente ao redor da escola como um espaço vivo de aprendizagem. A proposta estimula a escuta ativa, o respeito à natureza e à diversidade cultural local.
EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO – A presença de dois projetos de Itanhaém na categoria de Educação Infantil entre os finalistas representa o protagonismo das educadoras e o brilhante trabalho desenvolvido na EM Maria do Carmo de Abreu Sodré, escola onde as duas professoras lecionam. É também um reconhecimento à política educacional do Município, que valoriza práticas pedagógicas sensíveis, integradoras e alinhadas aos desafios contemporâneos.
Durante as aulas das professoras, nota-se que a rotina não é rotina. Na EM Maria do Carmo, o aprendizado ultrapassa as barreiras do tradicional, e é na prática que acontece as melhores aventuras e os maiores aprendizados. Da plantação de hortas às artes com tampinhas de garrafa nos muros e captação e da água do ar-condicionado, ou de fotografias a passeios aos pontos turísticos da Cidade, fazem das aulas um espetáculo diário, onde nenhuma criança quer ficar de fora.
Segundo a professora Simone Leston, um projeto complementa o outro. As aulas que têm início em sala de aula, por meio de fotografias que contam toda a História de Itanhaém, se consolida ao ar livre.
A professora Chymenes conta que as crianças ficam encantadas durante os passeios, onde visitam os pontos turísticos e conferem na prática a teoria que foi apresentada nas salas de aula.
Para o Secretário de Educação, Hugo Di Lallo, é muito significativo ver professores da rede sendo reconhecidos por projetos que nascem do cotidiano escolar e dialogam com a realidade das crianças. “Itanhaém já é vencedora. Nossa cidade está sendo representada por profissionais que mostraram competência e comprometimento com a formação integral das nossas crianças, a sustentabilidade e o futuro. A prova viva de que é possível ensinar com afeto, diversão e responsabilidade social”, destacou o secretário.
PREMIAÇÃO E LEGADO – A cerimônia, promovida pelo Movimento ODS Santos 2030, contará com representantes das escolas finalistas de toda a região. Os projetos vencedores integrarão um banco de boas práticas e servirão de referência para outras instituições educacionais da Baixada Santista.
Palavras-chave: educação, escolas municipais, Prêmio ODS Boas Práticas na Educação, professoras
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
30/06/2025
Prefeitura de Itanhaém realiza Campanha de Vacinação nas Escolas -
30/06/2025
Qualifica SP oferece vagas em curso profissionalizante em Itanhaém -
30/06/2025
Projetos da Rede Municipal são finalistas de Prêmio Regional de Boas práticas Na Educação -
30/06/2025
Itanhaém lança campanha “Se liga, sujou limpou!” para reforçar limpeza urbana com apoio da população -
30/06/2025
Faça sua parte: dicas para manter Itanhaém mais limpa e organizada