[email protected]
Itanhaém realiza mutirão gratuito para alteração de nome e gênero de pessoas trans e não binárias
MEU NOME, MEU DIREITO - Ação da Defensoria Pública de SP em parceria com o Centro Cultural Yagirnob, acontece neste sábado (5), na Pinacoteca Municipal e conta com programação cultural

Ser chamado e reconhecido pelo seu nome e gênero é um direito de todos. E para tornar esse direito uma realidade, no próximo sábado (5), Itanhaém vai realizar uma importante ação voltada à promoção da cidadania e dos direitos humanos. Em parceria com o Centro Cultural e de Memória Yagirnob, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, por meio do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e de Gênero, promove o mutirão “Meu Nome, Meu Direito”, oferecendo atendimento gratuito para a retificação de nome e gênero no registro civil de pessoas trans e não binárias.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
Se você é trans e sonha ver o seu nome escrito corretamente nos documentos pessoais, agora é a hora. A ação acontece das 13 às 17 horas, na Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi, localizada na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro. O objetivo é garantir dignidade e respeito à identidade de gênero por meio da regularização documental, de forma gratuita e acessível.
O processo de retificação é muitas vezes um desafio burocrático e até mesmo, financeiro. Com esse mutirão, o acesso ao direito de ser reconhecido pelo nome e gênero com o qual cada pessoa se identifica torna-se possível de forma gratuita, rápida e descomplicada.
INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Para garantir o atendimento, é necessário realizar a inscrição antecipadamente por meio deste link.
No dia 5, os participantes devem levar os seguintes documentos:
- RG
- CPF
- Certidão de nascimento
- Comprovante de residência
- Título de eleitor
- Certidão de casamento (se houver)
- Carteira de trabalho (para comprovação de renda)
PARA TODA A BAIXADA SANTISTA – A ação não é somente para os moradores de Itanhaém, ela se estende a todas as pessoas trans e não binárias da região, com especial convite aos moradores de Pedro de Toledo, Itariri, Peruíbe e Mongaguá.
Caso haja dificuldade de locomoção, pessoas de outros municípios podem entrar em contato com os organizadores por meio do número (13) 99707-4384 (WhatsApp) para viabilizar alternativas de atendimento.
CULTURA E ACOLHIMENTO – A ação também contará com apresentações culturais e momentos de acolhimento, fortalecendo o sentimento de pertencimento e respeito às identidades trans e não binárias.
A programação cultural acontecerá das 12 às 18 horas e terá a participação do cantor Nickito Messias, o Grupo Artístico Quebraide, o Teatro Galpão, com a Peça Branca de Neve Funkeira, a apresentação de artistas Drag Queens, a apresentação de Sophia Lima e a exposição da Feira de Artesanato e Esotérico.
A iniciativa é uma Organização do Centro Cultural e de Memória Yagirnob e da Parada LGBT de Itanhaém, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, por meio do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e de Gênero.
O Centro Cultural Yagirnob atua como ponte entre as populações da Baixada Santista e as políticas públicas voltadas à diversidade.
Palavras-chave: Defensoria Pública, Meu Nome Meu Direito, pinacoteca municipal
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
25/07/2025
Projeto Futuro Melhor leva esporte, arte e acolhimento a adolescentes em situação de vulnerabilidade -
25/07/2025
Itanhaém participa da maior trilha inclusiva do Brasil com projeto Jipe Eficiente neste sábado (26) -
25/07/2025
Campeonato Municipal de Futebol Master 39+ segue neste domingo (27) com quatro confrontos decisivos -
23/07/2025
Corrida para Elas conta com atendimento especial do ônibus “São Paulo por Todas” -
23/07/2025
Cofit oferece oficina gratuita sobre narrativas visuais com o uso do celular