Serviços
acessibilidade



Publicado em: 08/07/2025 - Última modificação: 08/07/2025 - 15:20
[email protected]

Itanhaém apura denúncia em área de proteção na região de Terras de Santa Rosa

AÇÃO AMBIENTAL - Uma força-tarefa conjunta entre a Prefeitura de Itanhaém e a Polícia Militar Ambiental foi mobilizada para averiguar a denúncia



Compartilhar:

Na manhã da última segunda-feira (7), uma força-tarefa conjunta entre a Prefeitura de Itanhaém e a Polícia Militar Ambiental foi mobilizada para averiguar uma denúncia de desmatamento ilegal na região das Terras de Santa Rosa, localizada na zona rural do Município, na divisa com a capital paulista.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Situado na região noroeste de Itanhaém, o território das Terras de Santa Rosa está inserido em uma área de grande relevância ambiental, caracterizada por vegetação nativa de Mata Atlântica, mananciais e presença de fauna silvestre. Apesar da proximidade com bairros da capital e cidades como Juquitiba e Embu-Guaçu, o local pertence oficialmente ao município de Itanhaém e integra a zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar.

A equipe percorreu cerca de três horas até o ponto indicado, uma região de difícil acesso, cercada por mata preservada. A denúncia foi identificada por meio do Sistema de Monitoramento de Alertas por Satélites do Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) de São Paulo, que apontava possível supressão irregular de vegetação. O alerta gerou uma resposta imediata por parte do poder público.

Participaram da operação representantes do 3° Pelotão da 1ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria e da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, por meio do Departamento de Combate às Invasões e da Divisão de Fiscalização Ambiental. A vistoria técnica foi acompanhada pelo fiscal do meio ambiente da Prefeitura de Itanhaém, Vinícius Silva, responsável por garantir o cumprimento da legislação ambiental.

Segundo Vinícius, a preservação ambiental é um compromisso permanente da gestão. “Qualquer denúncia é apurada com seriedade e responsabilidade, especialmente em áreas de proteção, onde a biodiversidade é extremamente sensível”, destacou o fiscal.

Durante a ação, foram realizadas demolições de construções irregulares, levantamentos fotográficos e registros que agora seguem para análise técnica e jurídica. Caso sejam confirmadas novas irregularidades, outras medidas cabíveis serão adotadas, incluindo sanções administrativas.

O secretário de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Cesar Augusto Ferreira, reforçou a importância da tecnologia na gestão ambiental do município. “Temos a maior extensão territorial da Baixada Santista, são mais de 600 km² com mais de 80% de área preservada, portanto o nosso desafio é enorme. O uso da tecnologia a nosso favor tem sido fundamental para identificar esses focos e agir para proteger o nosso patrimônio ambiental.”

A Prefeitura de Itanhaém ressalta que a participação da população é essencial na proteção do meio ambiente. Denúncias podem ser feitas diretamente pelos canais oficiais, com garantia de sigilo e contribuição efetiva para a preservação do patrimônio natural da Cidade.


Palavras-chave: , , , ,