[email protected]
Pescadores de Itanhaém contribuem com a preservação ambiental e recebem kits
PESCA E RECICLA - Projeto transforma o cuidado com o mar em consciência e sustentabilidade em Itanhaém

Nas águas de Itanhaém, uma mudança tem acontecido silenciosamente: a preservação da fauna marinha. O sucesso da iniciativa se deve ao Projeto Pesca e Recicla – Ecoponto para materiais de pesca, executado pelo Instituto Gremar em parceria com a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
Para reconhecer esse papel transformador de quem cuida da natureza enquanto pesca, os pescadores estão sendo presenteados com o Kit Pescador Consciente. O secretário de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Cesar Augusto Ferreira, destaca que o pescador vive em contato direto com a natureza e a educação ambiental é a melhor forma de alçar benefícios reais ao meio ambiente. “Já vemos isso acontecendo na Cidade, todos juntos unidos por esta causa”.
O kit é composto por uma caixa organizadora para materiais de pesca, um chapéu com proteção solar e uma bolsa ecológica confeccionada com rede de pesca reutilizada, feita por um pescador artesanal, parceiro do Gremar. Uma peça especial, que pode ser usada no dia a dia, inclusive como alternativa às sacolas plásticas em supermercados.
A entrega dos kits simboliza um agradecimento especial a todos que, de forma voluntária, vêm utilizando os quatro ecopontos espalhados pela Cidade para o descarte adequado de petrechos de pesca. Cada linha jogada no local certo e cada anzol fora do mar representa um passo importante na preservação da fauna marinha e paisagens naturais.
Atualmente, Itanhaém conta com um ecoponto na Boca da Barra, um na Alameda Emídio de Souza, um no Píer do Guaraú e outro no Pocinho de Anchieta no Cibratel I. Em cada um dos ecopontos há coletores sinalizados e placas educativas, orientando sobre o impacto ambiental do descarte incorreto das iscas artificiais, linhas e anzóis.
Desde 2021, o Projeto Pesca e Recicla vem criando pontes entre o saber tradicional da pesca e a urgência da preservação ambiental, fortalecendo a relação entre pescadores e o meio ambiente e reforçando a importância da existência de locais apropriados para o descarte destes itens, que antes poluíam o ambiente marinho e colocavam em risco a vida de diversas espécies.
Durante as coletas, a equipe técnica do Instituto também realiza abordagens educativas, orientando os pescadores sobre os benefícios para o meio ambiente ao se fazer o certo, inspirando todos a tornar o litoral mais limpo.
A conscientização é a prova viva de que é possível tirar do mar o sustento da família, sem deixar lixo e sem tirar da natureza a sua saúde e beleza. E tudo isso é possível de uma forma simples, mas de grande impacto: dar destino correto aos petrechos de pesca descartados.
Palavras-chave: Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, GREMAR, Recicla e Pesca
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
23/07/2025
Corrida para Elas conta com atendimento especial do ônibus “São Paulo por Todas” -
23/07/2025
Cofit oferece oficina de fotografia gratuita que ensina a tirar fotos pelo celular -
23/07/2025
Defensoria Pública realiza Mutirão “Meu Pai Tem Nome” -
23/07/2025
Terminal Rodoviário de Itanhaém passa por revitalização -
23/07/2025
Itanhaém recebe V Semana Tereza de Benguela