[email protected]
Itanhaém participa da maior trilha inclusiva do Brasil com projeto Jipe Eficiente neste sábado (26)
EMOÇÃO SOBRE RODAS - Evento nacional que promove diversão e inclusão acontece a partir das 14 horas e vai do Balneário Gaivota ao Cibratel 2

Neste sábado (26), Itanhaém será rota de solidariedade e superação com a realização da 8ª edição do Jipe Eficiente, a maior trilha inclusiva do Brasil. A ação acontece simultaneamente em 36 cidades de oito estados brasileiros, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência em um ambiente de aventura, empatia e pertencimento.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
Na Baixada Santista, o comboio tem largada prevista às 12 horas, em Praia Grande, com passagem pela cidade de Mongaguá. Segundo o presidente do Instituto Braços Fortes, Luciano Souza Silva de Jesus, a previsão é de que a chegada em Itanhaém aconteça por volta das 14 horas. “Eles vão sair de Praia Grande, passar na cidade de Mongaguá e vêm encerrar o festival aqui em Itanhaém”, informou o presidente.
De acordo com Luciano, o percurso em Itanhaém será feito pela faixa de areia da Praia do Gaivota, e os jipes devem iniciar o trajeto na altura da entrada da aldeia indígena, passando por toda a orla da praia até o ponto final próximo ao Posto do Corpo de Bombeiros no Cibratel 2, onde deverão permanecer de 40 minutos a 1 hora, encerrando assim, o encontro.
O trajeto respeita o limite de velocidade de 15 km/h, conforme o protocolo de segurança do evento, garantindo tranquilidade e proteção aos passageiros e espectadores.
A ação no município é organizada pelo Instituto Braços Fortes, uma entidade social que atua em toda a região da Baixada Santista com projetos de assistência, inclusão e acessibilidade para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em Itanhaém, o Instituto é parceiro da causa da pessoa com deficiência e responsável pela mobilização de voluntários, apoio logístico e articulação com os participantes locais.
Segundo o presidente da instituição, os participantes com deficiência que virão dentro dos jipes já estão definidos, mas a população local também poderá participar. “No caso de uma mãe com seu filho deficiente querer andar no jipe, eles poderão, com certeza, andar em qualquer um dos jipes, inclusive nos nossos, que somos os organizadores”, reforçou Luciano.
Criado em 2017 pela ONG Adote um Cidadão, o Jipe Eficiente nasceu em São Bernardo do Campo com apenas seis jipes e 15 participantes com deficiência. Hoje, o evento mobiliza cerca de 1.000 veículos 4×4 e milhares de pessoas com deficiência, transformando trilhas em experiências inesquecíveis para todos os que participam ou mesmo, assistem.
Além da emoção de encarar o off-road, muitos dos passageiros, carinhosamente apelidados de “Zequinhas Pra Lá de Especiais”, têm pela primeira vez a chance de viver uma aventura, mas com total empatia, acolhimento e segurança.
A Prefeitura de Itanhaém apoia e valoriza todas as ações que reforçam o compromisso com a inclusão, a cidadania e a dignidade para todos os públicos. E neste sábado (26), a Cidade recebe de braços abertos esta trilha solidária, uma ação cheia de emoção e diversão.
A data, 26 de julho, celebra o Dia Nacional do Jipe da Pessoa com Deficiência. O objetivo do encontro é promover a inclusão e a aventura para pessoas com deficiência, provando na prática que a deficiência não é impedimento para a aventura, a diversão, o lazer e principalmente, a realização de sonhos.
Palavras-chave: Governo Municipal, inclusão, Jipe Eficiente
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
25/07/2025
Projeto Futuro Melhor leva esporte, arte e acolhimento a adolescentes em situação de vulnerabilidade -
25/07/2025
Itanhaém participa da maior trilha inclusiva do Brasil com projeto Jipe Eficiente neste sábado (26) -
25/07/2025
Campeonato Municipal de Futebol Master 39+ segue neste domingo (27) com quatro confrontos decisivos -
23/07/2025
Corrida para Elas conta com atendimento especial do ônibus “São Paulo por Todas” -
23/07/2025
Cofit oferece oficina gratuita sobre narrativas visuais com o uso do celular