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Cuidado e preparo: Prefeitura realiza capacitações para funcionários da Educação
EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO - Projeto visa oferecer preparo técnico e humano aos profissionais que atuam diretamente com os alunos das escolas

A manhã desta segunda-feira (28), foi marcada por aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da rede municipal de ensino de Itanhaém. Por meio do programa Educação em Diálogo, a Secretaria de Educação promoveu encontros formativos voltados a diversos segmentos da comunidade escolar. O objetivo é oferecer um preparo técnico e humano aos profissionais que atuam diretamente com os alunos das escolas.
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Entre os temas abordados, foi falado sobre primeiros socorros (com ênfase na Lei Lucas), Fluência Leitora, Saeb e o acolhimento de alunos com deficiência no transporte escolar. A iniciativa mostra o compromisso da Prefeitura em oferecer formação contínua e qualificada a todos os servidores que estão ligados à Educação.
Primeiros socorros com ênfase na Lei Lucas
A formação voltada a educadores de creche, ADIs, profissionais de apoio (ASSEJ) e estagiários da Educação Inclusiva foi conduzida por uma profissional do SAMU e destacou a importância do preparo em situações de emergência no ambiente escolar. A capacitação, tem como base a Lei Lucas, que determina a obrigatoriedade de treinamento em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica pelo menos uma vez ao ano.
A Lei leva o nome de Lucas Begalli Zamora, um menino de 10 anos que faleceu em 2017 após engasgar durante um passeio escolar, em uma situação em que nenhum adulto presente sabia como agir. A tragédia impulsionou a criação da lei como forma de prevenir que casos semelhantes se repitam.
Para a educadora de creche Denise De Lima Silva, é muito bom para o dia a dia, ter o conhecimento para socorrer as crianças em quaisquer situações inusitadas. Já a educadora Francisca das Chagas de Lima Marques reforçou: “É uma oportunidade única a gente estar se atualizando sobre primeiros socorros. Já tivemos um colega que faleceu no trabalho, numa época em que não tínhamos esses cursos. Esperamos que isso não ocorra novamente, mas, se acontecer, estaremos mais preparados para socorrer qualquer pessoa que precise”.
A auxiliar de apoio Yzabelli Pantarotte Dantas, que cuida de três alunos autistas pela manhã e um à tarde, destacou a importância da formação em sua rotina profissional: “Participo de dois momentos de alimentação, e um dos alunos tem problema de deglutição. Com o curso, me sinto mais preparada para lidar com essas crianças. Isso me dá mais segurança na realização do meu trabalho”.
Fluência Leitora: formação para professores do 2º ano
Já as professoras do 2º ano participaram de uma formação voltada exclusivamente à avaliação de Fluência Leitora, que será aplicada novamente em novembro. A avaliação de entrada ocorreu em março e busca identificar o nível de leitura dos alunos, especialmente os que ainda não desenvolveram plenamente essa habilidade.
A articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Fabiana Zanardi Freitas, explicou que o encontro orientou as professoras sobre a realização dos simulados, fornecendo estratégias para apoiar alunos com dificuldades de leitura. “O objetivo é resgatar os alunos avaliados como pré-leitores, com novas abordagens e atividades permanentes de leitura”, afirmou.
A professora Shirley Aparecida da Silva Ramos, da Escola Ana Cândida, relatou avanços em sala: “Desde a primeira aplicação, minha sala evoluiu bastante. Com as novas orientações, espero que avancem ainda mais”.
Os resultados de 2024 evidenciam o engajamento de professores e gestores da rede. Itanhaém atingiu 97% de aplicações e contou com 75% dos estudantes com leitura fluente.
Segundo Fabiana Zanardi, os resultados das provas deste ano serão revelados para somente no ano que vem, mas já dá para ter uma previsão por meio desses encontros. “Através do CAI (Conselho de Avaliação Interna) realizado trimestralmente nas Unidades, as professoras já conseguem visualizar as crianças que estão com dificuldade e assim nessas capacitações nós trabalhamos para buscar novas estratégias de aprendizado para auxiliar neste processo de alfabetização.”
A esperança é que com os simulados oferecidos, os resultados sejam um sucesso.
Foco no Saeb para os 5º e 9º anos
Recentemente, Itanhaém bateu a meta do Ideb e garantiu a maior nota da Baixada Santista nos anos finais. Para garantir que a cidade continue no topo, a formação também contemplou os professores dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, com foco na preparação para o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que está previsto para ser aplicado entre os dias 20 e 31 de outubro. A capacitação abordou as diretrizes da avaliação e a elaboração dos simulados que antecedem a prova.
O assessor pedagógico da Secretaria de Educação, Felipe Pupo, destacou que a proposta é oferecer a melhor preparação possível: “A avaliação mede a qualidade da educação e o processo de aprendizagem. Quando o município investe nisso, ele investe na melhoria do ensino da cidade”.
No 9º ano, os responsáveis pela formação dos professores foram os assessores pedagógicos Laércio Oliveira (Matemática) e Henrique Pessoa (Língua Portuguesa). Já no 5º ano, os conteúdos também foram alinhados às diretrizes do Saeb, com estratégias voltadas às habilidades em defasagem.
A professora Sara Rufino, da Escola Silvia Schiavon Marasca, destacou que a formação a ajudou a compreender a estrutura da prova: “O curso faz a gente entender como é essa aplicação. Os pontos estudados serão aplicados sempre com mais mestria, facilitando o trabalho em sala”.
Para a coordenadora Vanessa Oliveira, uma das responsáveis pela capacitação do Saeb do 5º Ano, o objetivo principal é trazer orientações sobre a aplicação das provas e principalmente, trazer novas propostas para as habilidades em defasagem. ” É muito importante familiarizar as crianças com o formato dessa prova para que estejam preparadas quando ela acontecer. Elas farão um simulado em agosto para aumentar as suas chances de se saírem bem na Avaliação final”, disse Vanessa.
Acolhimento no transporte escolar: mais empatia no trajeto
Outro eixo importante dos encontros formativos foi a capacitação de motoristas e monitores do transporte escolar das empresas particulares, com foco no acolhimento de alunos com deficiência e no manejo. A formação foi conduzida por Natália Garzin e pela psicóloga Alice Melo, com o apoio do Departamento de Transporte Escolar e do secretário da pasta, Hugo Di Lallo.
A coordenadora do setor de Transporte, Eleni Paulillo, explicou que o objetivo é orientar os profissionais sobre as responsabilidades da função, o tratamento com os pais e os cuidados com alunos com deficiência ou dificuldade de locomoção. A formação tem previsão de ser estendida aos motoristas e monitores efetivos da Prefeitura.
A palestrante especialista em educação especial, Natália Garzin, falou sobre a necessidade da capacitação para todos os segmentos. “Muitas vezes os alunos especiais possuem certa dificuldade de Comunicação, e é importante que todos aqueles que estão lidando com eles saibam identificar os sinais, a fim de facilitar esse processo de inclusão e até mesmo impedir qualquer tipo de acidente, como um engasgamento.”, explicou Natália.
Para Cristiane Pereira Batista, proprietária da empresa Grandino Transportes, que presta serviços para a Prefeitura, a realização do curso é essencial. “Capacitar os profissionais traz mais segurança, menos conflitos e mais empatia no dia a dia. Quanto mais preparados, melhor será o atendimento dos nossos funcionários às crianças e suas famílias”.
Lucilene Jesus, mãe da aluna Thaysla, que é cadeirante, estudante da E.M. Filomena Dias Apelian, no Bairro Jd. Bopiranga, falou da importância do treinamento para os motoristas e monitores do transporte especial. “Eu sofri muito com minha filha, pois ninguém tinha um preparo para colocá-la no transporte. E com medo de que ela se machucasse, eu mesma a colocava. Agora, após esses treinamentos, eu fico mais tranquila. Existe mais empatia e mais cuidado com a minha filha. É um curso muito importante.”
Segundo o secretário de Educação, Hugo Di Lallo, as capacitações no segundo semestre letivo é um momento estratégico para alinhar ações e fortalecer o trabalho pedagógico nas unidades escolares. “A capacitação em primeiros socorros contribui para tornar o ambiente escolar mais seguro, capacitando os profissionais a agir com responsabilidade e agilidade em situações de emergência. Já a formação voltada às avaliações externas busca preparar as equipes para desenvolver ações que potencializem a aprendizagem dos alunos e garantam um bom desempenho da rede de ensino. E, ao abordarmos o manejo com alunos com deficiência, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade, promovendo uma escola mais acolhedora e acessível para todos”, explicou o secretário.
O Projeto Educação em Diálogo mostra que a Prefeitura segue investindo firmemente na formação dos profissionais que fazem a diferença na vida dos alunos, melhorando a qualidade de ensino e o tratamento com as crianças e adolescentes matriculados no nosso Município. “Investir na formação contínua dos nossos profissionais é fundamental para garantir uma educação pública de qualidade. É por meio do conhecimento, da troca de experiências e da valorização dos educadores e profissionais que seguimos avançando”, finalizou o Secretário de Educação.
Palavras-chave: Capacitações, educação, servidores
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