[email protected]
Itanhaém investe no combate às enchentes com limpeza e obras de drenagem
OBRAS - Zeladoria, obras de drenagem nos bairros e construção de novas pontes no Belas Artes fazem parte dos investimentos da Prefeitura para minimizar impacto das chuvas
Com a proximidade do período chuvoso e para atenuar os impactos na Cidade, a Prefeitura de Itanhaém está investindo em obras para aumentar a vazão das águas em pontos críticos de alagamento. Além disso, os investimentos em infraestrutura urbana favorecem o desenvolvimento econômico e melhoram a qualidade de vida nos bairros.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
Além das obras (veja a relação abaixo), as Regionais estão investindo na manutenção dos bairros. Os rio que cortam a Cidade estão sendo limpos constantemente, como o Rio do Poço, Rio Bicudo, Rio Cavuçu e Rio Campininha, além da vala ao longo da marginal da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, de ponta a ponta. Outra medida importante é a realização de serviços como troca de tubos e desobstrução de tubulação com o caminhão hidrojato.
O prefeito Tiago Cervantes destaca que tudo está sendo planejado com antecedência para o período chuvoso na Cidade. “Já foram duas pontes reconstruídas no Belas Artes para aumentar a vazão das águas, investimentos na Região da Cesp, da Chácaras Cibratel e no Oásis, além da limpeza constante da Cidade realizada pelas regionais. A nossa prioridade é direcionar mais recursos para evitar e prevenir alagamentos em todos os pontos”.
DRENAGEM NO OASIS – O bairro do Oásis é um dos locais que está recebendo investimentos em drenagem para combater as enchentes em pontos críticos. Principal da região, a Rua Emídio de Souza será trocada a tubulação no trecho entre as ruas Francisco Sanches e José Batista Duarte, com a instalação de tubos de concreto de 400mm, que tem maior capacidade de vazão, além do alteamento da via, novo asfalto, guias e sarjetas.
Já na Rua José Batista Duarte, a troca de tubulação está sendo realizada no trecho entre as ruas Emídio de Souza e Emerson da Silva Volta, com a instalação de tubos de 500mm, além do reassentamento das lajotas, novas guias e sarjetas. O último trecho de terra da via (entre as ruas Marcos Paulo Duarte e Emerson da Silva Volta) será contemplada com nova pavimentação, finalizando assim os trabalhos de urbanização da região.
Rua José Batista Duarte – Oásis Rua José Batista Duarte – Oásis Rua José Batista Duarte – Oásis
PONTE DO RIO BICUDO – Com apenas dois meses de trabalho, está em fase final as obras de construção da nova ponte sobre o Rio Bicudo, na Avenida Harry Forssell, no Belas Artes. A obra é fundamental para aumentar a vazão das águas e atenuar os impactos das chuvas em uma das regiões mais populosas e um dos maiores corredores comerciais da Cidade.
As obras são complexas, que incluíram a demolição da antiga ponte na Avenida Harry Forssell e a construção de uma nova estrutura com a instalação de duas grandes aduelas de 2m x 2m, nova tubulação de drenagem, calçada, guarda-corpo de proteção e sinalização viária.
Ponte na Avenida Harry Forssell Nova estrutura na Ponte Aumento da vazão das águas
PONTE RIO DO POÇO – Integrado ao projeto de dar maior vazão as águas na região do Belas Artes, também foi reconstruída pela Prefeitura de Itanhaém a ponte sobre o Rio do Poço, na altura das Rua dos Fundadores. A obra foi de suma importância, com o aumento de 18 metros de largura, instalação de três linhas de aduelas de 2,5m x 2,0m e ampla calçada, com objetivo de aumentar a vazão do Rio do Poço nos períodos de maré alta.
Instalação de grande aduelas Ponte sobre o Rio do Poço Aumento da capacidade de vazão
CURVA DO ÍNDIO – Outro ponto que recebeu grande investimento por parte da Prefeitura de Itanhaém foi a região do Jardim Coronel, no ponto conhecido popularmente como “Curva do Índio”. Localizado na Estrada Gentil Perez, o local sofria há anos com alagamentos provocados pelas fortes chuvas. A Prefeitura realizou uma série de intervenções que incluíram a elevação do trecho, a implantação de 740m de tubo de 600 mm, colocação de guias e sarjetas, além de nova pavimentação em 3.012m² com pontos de até 40cm de aterro.
Estrada Gentil Perez Intervenção no rio Elevação em pontos críticos
CHÁCARAS CIBRATEL – A Prefeitura de Itanhaém também ampliou investimentos nas Chácaras Cibratel, bairro destacado como polo empresarial da Cidade. Na região estão sendo realizadas obras de urbanização nas principais vias, com pavimentação, colocação de guias, sarjetas e sistema de drenagem. As lajotas sextavadas utilizadas permitem uma maior impermeabilidade do solo.
Estão sendo contempladas as seguintes vias: Avenida Alessandro Rangel de Lima, Rua Augusta Pompeu Fernandes, Rua Francisco Augusto Saraiva Fanueli e Rua Dona Ludovina Maria de Jesus.
Instalação de sistema de drenagem Obras na Avenida Alessandro Rangel de Lima Serão seis vias contempladas
Palavras-chave: Chácaras Cibratel, Curva do Índio, drenagem, limpeza, oásis, obras, regionais, Rio Bicudo, rio do poço
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/11/2024
Confira as sessões de cinema do Pontos Mis para novembro -
19/11/2024
Celebrando a Consciência Negra: uma jornada de Educação e Empoderamento nas Escolas Municipais -
19/11/2024
Itanhaém conquista Prêmio de Boas Práticas por evitar a transmissão vertical da Sífilis -
19/11/2024
ETEC de Itanhaém está com inscrições abertas para vestibulinho 2025 -
19/11/2024
Prefeitura inicia obras de drenagem e novo asfalto na Avenida João Batista Leal