Publicado em: 11/11/2022 - Última modificação: 11/11/2022 - 16:54

Evento em alusão ao Dia Mundial do Diabetes acontece na próxima quinta (17)

SAÚDE - A ação contará com orientações sobre o diabetes, testes de glicemia, aferição da pressão arterial, entre outros

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde realizará na próxima quinta-feira (17), o evento que tem como tema “Educação para proteger seu futuro”. A ação aberta à população acontece no Centro de Convivência do Social (Iate Clube), localizado na Rua Sebastião das Dores, 29, Praia dos Pescadores das 8 às 12 horas e contará com orientações, testes de glicemia, aferição da pressão arterial, entre outros.

O tema deste ano objetiva educar as pessoas em relação a como se prevenir ao diabetes e, assim, proteger seu futuro. O evento contará com roda de conversa com endocrinologista, aferição da pressão arterial, questionário de risco para diabetes, aferição de glicemia capilar, dentre outras atividades.

A Campanha do Dia Mundial do Diabetes tem como foco alertar o impacto da diabetes, estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado.

DIABETES – É uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas. Os sintomas mais frequentes são: a sede excessiva, o aumento do volume da urina, o surgimento do hábito de urinar à noite, fadiga, fraqueza, tonturas, visão borrada, aumento de apetite e perda de peso.

CAMPANHA – O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul, que representa a unidade necessária da comunidade global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes. O círculo representa a união e é um símbolo universal de vida e saúde. O azul representa a cor do céu que une todas as nações da terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas.