Publicado em: 10/08/2023 - Última modificação: 17/08/2023 - 17:21

Educação de Itanhaém faz teste de aceitabilidade na alimentação dentro das escolas

MERENDA ESCOLAR - Feijoadinha com carne bovina será a novidade no cardápio da creche, já ovos mexidos com cenoura e abobrinha raladas entrarão na merenda escolar do Ensino fundamental

Uma merenda escolar de qualidade, suficiente e adequada às necessidades nutricionais de cada faixa etária escolar é requisito obrigatório para a Administração Municipal. Pensando nisso, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes realizou na quarta-feira (09), na Escola Municipal Leonor Mendes de Barros e nesta quinta-feira (10), na Escola Municipal Osmar Rodrigues, testes de aceitabilidade com os alunos, para a inclusão de novos alimentos no cardápio da merenda escolar.

As novidades ficaram por conta da “feijoadinha”, composta por arroz, feijão preto, carne bovina refogada, farofa úmida de cenoura e couve raladas que será implantada nas creches municipais e também dos “ovos mexidos” com cenoura e abobrinhas raladas, tomate picado e salsinha que reforçará a alimentação dos alunos do ensino fundamental.

“A alimentação escolar deve atender às necessidades nutricionais dos estudantes e a aceitabilidade do cardápio é fundamental para agradar a todos os alunos. Com pratos bonitos e saborosos, a nova introdução alimentar busca equilibrar a alimentação saudável com o sabor”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

Animado, o aluninho Tiago Pagda Martins, do Maternal 1B da Escola Municipal Leonor Mendes de Barros estava feliz com os novos alimentos.  “Está muito gostoso, tem até feijão preto. Vou comer tudo”, disse enquanto saboreava sua refeição.

Para Melissa Cibelle Silveira, aluna do 9º ano da Escola Municipal Osmar Rodrigues, a variedade do cardápio é importante para experimentar novos alimentos. “Eu gosto muito da comida da escola. Eu gostei bastante do jeito que foi feito esse ovo mexido, porque variou o cardápio e nos fez comer mais alimentos saudáveis”, disse.

De acordo com a responsável pela merenda escolar da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Ângela Padovan, a aceitabilidade do novo cardápio foi de 80%. “Os testes de aceitabilidade são acompanhados pelas nutricionistas, onde de perto verificam a preferência média dos alimentos pelos alunos. Um alimento pode ser considerado como de boa aceitabilidade, quando preenche as expectativas da maior parte dos alunos com relação às características sensoriais: aparência, cor, aroma, consistência ou textura e o sabor”, explicou.

REFEIÇÕES – Os alunos da educação infantil e ensino fundamental recebem um lanche composto por pão com margarina ou bolacha, iogurte ou leite. No almoço são oferecidos arroz, feijão, carne ou frango, legumes, salada e sobremesa, podendo ser fruta ou gelatina. São oferecidas duas refeições por período, o qual o aluno pode repetir quantas vezes desejar. Os pais ou responsáveis, podem acompanhar o cardápio da merenda escolar, no site da Prefeitura de Itanhaém, disponibilizado neste link.

ALIMENTAÇÃO ESPECIAL – Crianças com diabete, intolerância à lactose e hipertensão recebem uma atenção especial. Para estes alunos a equipe se preocupa em elaborar um cardápio diferenciado, conforme recomendações do relatório médico. Após a entrega do documento a comida é substituída por alimentos diets, como por exemplo, cereais e gelatinas sem açúcar.