Publicado em: 17/08/2023 - Última modificação: 23/08/2023 - 07:56

Programa de Educação Especial e Inclusiva promove formação para aprendizes

ENSINO INCLUSIVO E EQUITATIVO - Os tópicos abordados durante o encontro abrangem uma série de informações como o auxílio em sala de aula, demandas de locomoção de alunos, autocuidados, alimentação, higiene e outras necessidades que requerem atenção individualizada

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio do Setor Pedagógico da Educação Especial, realizou nesta terça-feira (15), a capacitação para os estagiários que atuam na perspectiva inclusiva na rede municipal de ensino. O movimento essencial busca prepará-los para lidar de forma mais dinâmica com alunos que possuam deficiências ou especificidades.

A iniciativa reafirma o compromisso da Administração Municipal em promover uma educação inclusiva e proporcionar aos aprendizes as ferramentas necessárias para desempenhar um papel fundamental na criação de um ambiente educacional equitativo e acessível.

O encontro, que ocorreu na E.M. Noêmia Salles Padovan, foi dividido em dois períodos, manhã e tarde, e reuniu aproximadamente 150 estagiários, tendo como tópico central a discussão sobre “A Importância da Colaboração no Ambiente Escolar”.

Os estagiários que atuam na Educação Especial e Inclusiva são estudantes de pedagogia ou outras licenciaturas por um período máximo de dois anos de formação e vínculo com instituições de ensino superior. Eles desempenham um importante papel ao auxiliar em demandas relacionadas aos alunos com deficiências e/ou especificidades, contribuindo para promover um processo de inclusão mais efetivo.

A ação ressalta a importância de estarem próximos aos alunos e de traçar em colaboração com o professor regente e equipe gestora da Unidade Escolar, metas alinhadas com os princípios de acesso, permanência e equidade para todos os estudantes da rede.

Evellyn Rodrigues, 33 anos, bacharel em Educação Física e estagiária na E.M. Maria Graciette Dias, compartilhou sua experiência: “Descobri o Programa por meio de uma amiga que já atuou na Educação Inclusiva. A participação nesta manhã é fundamental para entender melhor o papel do estagiário dentro da escola. É uma oportunidade excelente de preparação que a Prefeitura oferece para seus futuros profissionais”.

Os tópicos abordados durante o encontro abrangem uma série de informações, desde a importância do auxílio em sala de aula até as funções específicas desses estagiários em relação aos alunos com demandas de locomoção, autocuidados, alimentação, higiene e outras necessidades que requerem atenção individualizada.

Marli da Silva, 51 anos, estudante de pedagogia e estagiária na E.M. Ignez Martins, compartilhou sua visão sobre a capacitação: “Esses eventos são maravilhosos e enriquecedores para nós que estamos estudando e estagiando na área, sempre proporcionando muitos aprendizados”.

Ainda na oportunidade, os participantes puderam esclarecer dúvidas e discutir a situação do município em relação à matrícula de alunos com deficiência, bem como o papel dos estagiários na perspectiva inclusiva.

Natália Garzin, assessora de orientação educacional de educação especial, destacou os benefícios da dinâmica: “A relevância desta capacitação para os estagiários é trazer informações de qualidade para pessoas ainda em formação, que auxiliam os professores em sala de aula. Esses momentos de escuta e reflexão nos ajudam a retornar à escola com um trabalho mais organizado e propostas de inclusão efetivas”.